Rev. Sandro

Essa palavra está no centro das atenções nos últimos dias, embora esta palavra esteja presente em nossas vidas, diariamente, de forma ininterrupta. É claro que, devido a essa pandemia, os mais afetados, precisam respirar mecanicamente, e a falta do oxigênio para uso hospitalar, principalmente no Estado do Amazonas, é o assunto do momento. Na mídia e nas redes sociais, há muitos apelos para que essa situação se normalize, empresas, artistas e outros, tem contribuído enviando assim cilindros de oxigênio para o estado do Amazonas.

O grande problema é que até o oxigênio é politizado em nosso país, discursos inúteis são feitos por “politicalhas” tentando culpar o outro, mas sem ações práticas e relevantes. É claro que há culpados sim, e que precisam ser punidos nos rigores da lei, é inadmissível que devido a corrupção, o que é essencial no tratamento do COVID, não chegue aos hospitais, porque bandidos desviam verbas, e sabem que poderão recorrer da justiça se forem descobertos. Para vocês terem ideia, um cilindro de oxigênio de 50 litros custa em torno de 1850 reais e a sua carga em torno de 155 reais, infelizmente, há muitos desvios, e o problema do Estado do Amazonas, está presente em outras regiões também. O custo disso é muito maior do que simplesmente um cilindro de oxigênio, pois vidas são ceifadas, e isso não tem preço.

Bem que as Escrituras já alertam quanto a isso “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando os perversos estão no poder, o povo padece” (Provérbios 29.2). Outra questão séria em tudo isso é a burrice, soberba, ignorância daqueles que desconsideram as determinações sanitárias, que são responsáveis pelo aumento do número de casos de COVID. Nessa crise, há políticos sujos sim, há desvios, mas há cidadãos sujos também, que ao invés de contribuir com o bem, contribuem para o aumento de casos, e esses casos são pessoas que poderão precisar de oxigênio hospitalar para respirar. Nesta questão tão séria, devemos fazer uma reflexão mais profunda, a começar de nós mesmos.

É muito mais profundo, quando pensamos que podemos contribuir para que pessoas possam depender mecanicamente do ar que respiramos. Se você acordou respirando bem essa manhã, agradeça a Deus pelo ar que respira, mas lembre-se de orar, interceder em favor daqueles que estão respirando com a ajuda de respiradores, e daqueles que precisam urgentemente de um respirador, mas estão sem no momento.

Faça seu papel de contribuir para que todos ao seu redor, inclusive você continue respirando sem a ajuda de aparelhos, para isso, nem preciso lembrar a você das recomendações sanitárias que salvam vidas. Que Deus nos abençoe e que em breve possamos desfrutar de uma vacina, para que possamos respirar muito mais aliviados.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão.

 

Compartilhe

Veja mais