Infelizmente, o câncer de mama e de colo de útero ainda ceifam a vida de muitas mulheres no Brasil, isso é preocupante, pois, com cuidados básicos, é possível evitar dores e perdas.

A Campanha Outubro Rosa visa a conscientização quanto ao câncer de mama, chama a atenção das mulheres para a importância do se cuidar e, literalmente, se tocar.

Não há idade para se cuidar

Segundo a enfermeira Meuri Gonçalves de Macedo, coordenadora da Atenção Primaria da secretaria de Saúde do municipio de Pinhão/Pr., já foram registrados esse ano vários casos no município de mulheres com câncer de mama e de colo de útero avançados, com idades que variam de 20 a 40 anos.

Todas já se encontram em tratamento, um dos motivos que ela considera que elevou os casos é que, com a pandemia, o setor de mamografia e coleta de preventivos foi fechado por um tempo, e, após o retorno, as mulheres se sentiram inseguras ir aos postos para realizar os exames devido à pandemia.

Mas é preciso fazer o autoexame e colocar os demais exames em dia. Tomando todos os cuidados, uso de máscara, distanciamento físico e  uso do álcool que a pandemia exige, as mulheres podem ir tranquilamente aos postos de saúde realizar a coleta para o preventivo e agendar a mamografia.

Programação da Secretaria de Saúde

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Meuri e a equipe de enfermagem decoraram a entrada do Posto de Saúde central de forma a chamar a atenção das mulheres para os cuidados com a saúde, e junto com o secretário de Saúde, Alain Cesar Abreu, organizaram uma programação especial para as mulheres no mês de outubro.

Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Horário Estendido

Durante todo o mês de outubro a cada dia um dos ESF nos bairros e o Posto Central funcionará com o horário estendido das 17 até as 21 horas para atender exclusivamente as mulheres.

Nesses horários a equipe de enfermagem do município realizará o preventivo, agendamento da mamografia e tirar dúvidas.

Nas segundas-feiras o atendimento será na Clínica da Mulher, nas terças no Posto Central, nas quartas no Posto do bairro São Cristóvão e nas quintas, no Posto do bairro da Vila Caldas.

No interior, nos ESF também haverá um atendimento especial, os horários devem ser vistos com a equipe que atende cada um dos ESF nas localidades que eles estão.

Uma tarde de cuidados e informações

No dia 8 de outubro, sexta feira, uma caminhada sairá às 13 horas da Praça São Cristóvão e irá até a Praça Darci Brolini.

Durante a tarde, a equipe das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social estarão na Praça Darci Brolini realizando diversas atividades, entre elas, gincana, barracas para coleta de preventivo, teste rápido.

Talk Show “Garota, Se Toca”

Nesta quarta-feira, 6 de outubro, as secretarias de Assistência Social e Saúde realizarão o Talk Show “Garota, Se Toca”, que será transmitido pelo pela página da prefeitura pelo Facebook a partir das 19 horas. “É importante que as mulheres acompanhem, aproveitem para se informar e tirar suas dúvidas, as profissionais que estarão participando e esclarecendo as dúvidas são ótimas”, destaca a enfermeira Meuri.

As palestrantes serão Ludmila Dorneles Magalhães, psicóloga especialista em psico-oncologia e atualmente é supervisora do serviço de psicologia do Hospital de Câncer de Muriaé -MG.

A ginecologista Viviane Escantaburgo, especialista em reprodução assistida e mestre em tocoginecologia.

Linei Urban, médica radiologista, coordenadora da Comissão Nacional de mamografia do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Dia 12 haverá espaço para tirar as dúvidas

No dia 12, a secretaria municipal de Esportes realizará na Praça Darci Brolini um evento voltado às crianças e a secretaria de Saúde estará presente com uma barraca voltada para as mulheres, tirando dúvidas e agendando exames preventivos e mamografias.

Compartilhe

Veja mais