
Foto: reprodução/filme
Redação Portal Fatos do Iguaçu com Sites de Noticias
A 97ª cerimônia do Oscar está marcada para o próximo domingo, 2 de março de 2025, no Dolby Theatre, em Los Angeles. O evento será apresentado pelo comediante Conan O’Brien e transmitido ao vivo pela ABC e Hulu a partir das 21h (horário de Brasília).
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, concorre em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, para Fernanda Torres. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada ao prêmio principal da Academia.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” retrata a história de Eunice Paiva, mãe do autor, e sua luta durante a ditadura militar brasileira após o desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva. O filme estreou no Festival de Veneza em setembro de 2024, onde recebeu aclamação da crítica e venceu o prêmio de Melhor Roteiro.
Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, já foi reconhecida com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua atuação. No entanto, a disputa pelo Oscar de Melhor Atriz é acirrada, com Demi Moore sendo apontada como favorita por sua performance em “The Substance”.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, “Ainda Estou Aqui” enfrenta concorrentes de peso, mas especialistas consideram que o filme brasileiro tem chances significativas de vitória.
Independentemente dos resultados, a presença de “Ainda Estou Aqui” no Oscar representa um marco para o cinema brasileiro, destacando histórias nacionais em um dos palcos mais prestigiados do cinema mundial.