Por Valter Israel da Silva e Claudemir Gulak
As chamadas novas entidades são elementos ou organismos modificados por humanos ou substancias totalmente novas, o que inclui uma lista muito longa de materiais radioativos a micro plásticos. O exemplo mais conhecido é o CFC – Cloro Flúor Carbono, que foi proibido por prejudicar a camada de ozônio.
A introdução destas novas entidades traz desequilíbrio ao sistema e portanto controlar o surgimento destas novas substancias e evitar a sua introdução é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente.
Estes nove limites da terra de que tratamos nesta sequencia de artigos estão interrelacionados, por isso é fundamental que cuidemos de controlar todos eles. Vale lembrar que quatro deles já foram ultrapassados. São eles:
Mudanças climáticas (aquecimento global);
Integridade da biosfera (perda de biodiversidade);
Mudança no uso do solo (transformação de florestas, pântanos e outros tipos de vegetação em áreas para agricultura e pecuária);
Fluxos bioquímicos (ciclos dos nutrientes);
É fundamental tomarmos consciência para que possamos fazer a nossa parte, para evitar que sejam ultrapassados os limites do planeta. Caso contrário não suportaremos as consequências.
CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS