Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

Aerossol é um termo utilizado para se referir às partículas sólidas e líquidas suspensas em um meio gasoso. Estas partículas são facilmente carregadas para dentro do sistema respiratório. Com isso, podem causar ou agravar diversas doenças respiratórias, principalmente para grupos mais sensíveis, como crianças e idosos.

Uma vez emitidas para a atmosfera, essas partículas podem passar dias suspensas antes de se depositarem novamente na superfície da Terra e podem ser carregadas a longas distâncias por correntes de ar, causando impactos não só regionais e locais, mas também globais. Partículas de aerossol podem atuar absorvendo ou espalhando a radiação solar, influenciando diretamente no clima ao atuar na formação das nuvens, modificando os ciclos hidrológicos e o regime de chuvas.

As principais fontes de aerossóis carbonosos são representadas pela queima de biomassa e de combustíveis fósseis e pela oxidação atmosférica de compostos orgânicos voláteis.

É fundamental a mitigação da emissão desses componentes para que todo desequilíbrio causado pelas ações antrópicas  sejam também reduzidas. Caso contrário continuamos com graves problemas agravados com o aumento gradativo e descontrolados desses elementos.

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais