Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

Os nove limites do planeta devem ser analisados em conjunto, pois um influencia no outro. Dos nove, já ultrapassamos quatro. E hoje falaremos um pouco sobre o tema: Uso da água doce, que por virtude é bastante preocupante!

Segundo estudos divulgados pelo site https://www.wwf.org.br do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce. Dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras (em estado sólido) e, portanto, menos de 1% está disponível para consumo.

Se analisarmos mais profundamente parte desse pequeno percentual está drasticamente ameaçado de contaminação, seja pela poluição, esgoto, uso irresponsável de químicos e agrotóxicos entre outros passíveis. Também vivemos uma das piores crises hídricas da história, correlacionada, segundo estudos com outros temas abordados nessa coluna que você pode conferir mais profundamente em outros artigos, como o desmatamento, queimadas e a própria poluição.

Segundo a Agência Nacional da Água (ANA), órgão do governo federal no Brasil, a água é utilizada principalmente para irrigação, abastecimento, fins industriais, geração de energia, mineração, aquicultura, navegação, turismo e lazer. Cada uso tem particularidades ligadas à quantidade ou à qualidade da água, e altera as condições naturais das águas superficiais e subterrâneas.

O descontrole, irresponsabilidade na utilização, bem como o desperdício e a falta de fiscalização pelos órgãos competentes e pela sociedade tende a fazer com que a nossa água, bem essencial para todas as atividades se torne cada dia mais poluída e sem qualidade. Muitos lugares no Brasil e no mundo sofrem pela falta de água, e a tendência é que esse índice aumente, caso não mudemos de comportamento e ampliemos o cuidado com esse bem tão precioso para tudo e todos.

É preciso vestir a camisa! Dizer não ao desperdício, recuperar nascentes, respeitar as normas para não contaminar. Quanto mais profundo buscamos a água, maior o risco que estamos correndo de contamina-la e sofrermos as consequências disso. Pense na água, cuida da água! Tenha certeza que ela fará falta!

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais