Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

Falar em biodiversidade é algo que encanta a muitos. O conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes na biosfera é quase que inumerável. Essa beleza que nos encanta vem das plantas, dos animais, da vida! Porém, quase que sombriamente, existe quem veja tudo isso como retrocesso, e sua devastação infelizmente ainda é tida por muitos como lucro e essa possibilidade tem atiçado a ganância daqueles que pensam apenas no hoje. Nesse processo milhares de hectares já foram subtraídos, animais ficaram sem casa ou mesmo foram cassados! E mesmo assim muitos não conseguem enxergar que sem biodiversidade o planeta fica inabitável.

Os índices relacionados à questão do desmatamento têm crescido exacerbadamente nos últimos tempos, o que assusta. Boa parte dessa catástrofe incentivada por um parâmetro de falsa legalidade instituída por governantes que acabam sendo os principais beneficiados em um mundo em que dinheiro faz dinheiro, e infelizmente hoje a qualquer custo!

Enquanto poucos lutam desesperadamente tentando salvar o que ainda resta, muitos trazem a tendência de destruir o pouco que ainda nos salva. DESMATAMENTO, CONTAMINAÇÃO seja por resíduos ou mesmo uso de químicos como os diversos tipos de agrotóxicos liberados ao léu, invasão de habitats, tudo em prol do capitalismo tendencioso que prega o progresso a qualquer custo, atrelado ao consumismo desenfreado.

A biodiversidade sofreu redução de mais de um quarto nos últimos 35 anos. O Living Planet Index (Índice do Planeta Vivo), que monitora quase 4.000 populações de fauna silvestre, aponta para uma queda geral de 27% nas tendências populacionais entre 1970 e 2005.

Das 8 milhões de espécies animais e plantas que habitam o planeta, 1 milhão está ameaçada de extinção. (BBC News)

As perguntas que ficam são:

Até aonde o Planeta agüenta?

O que fazer para mudar isso?

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

 

Compartilhe

Veja mais