Claudemir e Valter

Por Valter Israel da Silva e  Claudemir Gulak

No artigo anterior, falamos dos nove limites do planeta e nos comprometemos a tratar de maneira mais detalhada, cada um deles. Hoje, falaremos sobre as Mudanças Climáticas, que dos nove limites, é o tema mais falado e mais conhecido.

Com o advento da Revolução Industrial, a temperatura média já aumentou 1 ½ 0 C (um e meio grau Celsius). O mundo todo já percebe o aumento de temperaturas, eventos climáticos extremos como secas e inundações, derretimento das calotas polares. Hoje temos cinco vezes mais desastres meteorológicos do que em 1970, e são cada vez mais caros e com maiores conseqüências.

Para evitar o agravamento desta situação, este aumento médio nas temperaturas deve ficar em torno de 1,1 0 C, mas continuando o ritmo de hoje, a estimativa é de que possamos chegar a um aumento médio de 4,4 0 C até o final do século.

Os maiores responsáveis pelas mudanças climáticas são os gases de efeito estufa, emitidos principalmente em decorrência da QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS e o DESMATAMENTO. Então, o equilíbrio ambiental com conseqüente redução do aquecimento global passa por:

  • Redução na queima de combustíveis fosseis, possível a partir de uma mudança na matriz energética;
  • Medidas de controle do desmatamento;
  • Recuperação das florestas;

 

Estas são medidas que só serão possíveis se todos nos unirmos em torno de uma pauta comum: “Salvar o Planeta”. Quando falamos TODOS, estamos falando de: lideres mundiais, de governos em todas as esferas de governança (internacionais, nacionais, estaduais e municipais) e de cada um e cada uma. É claro que a dimensão das ações que cada um destes diferentes atores de uma possível recuperação do planeta são muito diferentes, mas não menos importante.

Faça sua parte, cuide do lixo, plante árvores, pense em suas ações, lute para que governantes cumpram a sua.

Nós vamos fazer a nossa.

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais