Foto: PCPR

Redação Fatos do Iguaçu com PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou, na manhã desta segunda-feira (22), a terceira fase da Operação Vucetich. A ação investiga uma organização criminosa que fazia carteiras de identidade fraudulentas para foragidos da Justiça e para o cometimento de crimes de estelionato. 

Foram cumpridos três mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão em Cascavel e Toledo. Nesta fase da operação foram presos três empresários, de 44, 49 e 51 anos, por falsidade ideológica e uso de documento falso.

Durante as buscas a PCPR apreendeu computadores, celulares, documentos e dois veículos, sendo um Chevrolet Captiva e um Fiat Toro.
Na primeira fase da operação, ocorrida no dia 10 de dezembro de 2018, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e no posto de identificação onde trabalhava um servidor público municipal em Rancho Alegre D´Oeste, bem como, em um escritório de contabilidade em Maringá.

Na ocasião foram apreendidos computadores, celulares e documentos. O servidor prevalecia-se do fato de trabalhar no atendimento do posto para confecção de carteiras de identidade e inseria dados falsos no sistema para contribuir com criminosos. De acordo com as investigações, o posto de atendimento em que o funcionário municipal trabalhava teria confeccionado cerca de 160 Carteiras de Identidades falsas.

No dia 02 de abril deste ano foi deflagrada a segunda fase da operação, que resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e na prisão do servidor municipal de Rancho Alegre do Oeste, responsável pelas falsificações, bem como, o cumprimento de quatro mandados de prisão e busca e apreensão em Maringá, contra indivíduos beneficiados com a emissão de documentos falsos, tanto foragidos da Justiça quanto pessoas que criaram empresas fraudulentas para praticar golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

A operação foi batizada como “Vucetich”, em alusão ao argentino nascido na Croácia, Juan Vucetich, que desenvolveu e colocou pela primeira vez em prática um sistema eficaz de identificação de pessoas mediante suas impressões digitais.

 

Compartilhe

Veja mais