Viatura policial

Redação Portal Fatos do Iguaçu com Ascom/16ºBPM


Um homem de 51 anos morreu na manhã desta sexta‑feira (18) no bairro Santana, em Guarapuava, durante o cumprimento de um mandado de prisão expedido pela Justiça. A ação fez parte da “Operação Cerco Fechado”, deflagrada pelo 16º Batalhão da Polícia Militar para dar cumprimento a ordens judiciais em aberto.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 9h45, guarnições do 16º BPM chegaram ao imóvel indicado pelos levantamentos prévios. Ao avistarem o suspeito do lado de fora da casa, os policiais deram voz de abordagem, que não foi acatada. O homem então tentou fugir para o interior da residência.

Durante as tentativas de diálogo, os agentes perceberam através da porta que o indivíduo empunhava um facão e se dirigia aos militares com intenção de agredi‑los. Mesmo após ordem para que largasse a arma branca, ele manteve a postura ofensiva, levando um dos policiais a disparar contra o suspeito para conter a agressão injusta.

Imediatamente após o disparo, foi acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas, segundo a equipe médica, o homem não resistiu aos ferimentos e foi declarado morto no local. A vítima respondia por crime de resistência (art. 329 do Código Penal) e tinha mandado de prisão preventiva em aberto.

Em seguida, o 16º BPM solicitou a presença da Polícia Científica, da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP) para realização dos procedimentos periciais e liberação do corpo. A corporação afirma que atuou “no estrito cumprimento do dever legal” e lamentou a resistência do suspeito.

A Polícia Militar reforça o compromisso com a legalidade e a segurança da sociedade e informa que o inquérito policial prosseguirá sob responsabilidade da Polícia Civil de Guarapuava.

Compartilhe

Veja mais