Rev. Sandro

Na caminhada da vida essas três palavras estão sempre presentes. É fato que não tem como ignorarmos o nosso passado, é bem verdade que não se pode viver preso ao passado. Na prática, o passado deve nos impulsionar para frente. As más lembranças, não devem ser determinantes para o seu hoje ou o seu futuro, antes, há lições para o hoje e para o amanhã.

O que fazemos com as más lembranças é o que conta, embora elas não saiam de nossa mente, tem como lidar com elas, de tal forma, que não sejam mais um peso, que atrapalhe o seu hoje e o seu amanhã. Ao pensarmos sobre o hoje, primeiramente devemos tomar cuidado para não ficarmos presos demais ao passado e também, viver simplesmente na expectativa de dias melhores pra frente, esquecendo assim, do que está acontecendo agora, das decisões que estamos tomando hoje, dos rumos, dos passos, enfim das ações, que certamente influenciam o futuro, bem como se tornam histórias do passado.

Nas demandas do hoje, corre-se o risco de fazer tantos planos para o amanhã ou culpar o passado, esquecendo assim de que nada vai mudar no futuro se passos não forem dados hoje, nada será construído no futuro se não forem lançados os fundamentos hoje. Não haverá dias melhores se não houver melhores atitudes hoje. Quanto ao amanhã, é um dia que não chegou, que embora tenhamos planos para o amanhã, nem sempre acontecem como planejamos. É válido e importante fazer planos para o amanhã, esperarmos dias melhores, olharmos com esperança para o amanhã.

O que não podemos é deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, é por isso que há pessoas cujas histórias do passado são marcadas por oportunidades perdidas, porque deixaram para depois, ou ainda, pedidos de perdão, reconciliações que não aconteceram, porque ficaram para amanhã. É pessoal, na caminhada da vida, precisamos de muita sabedoria e discernimento para lidarmos bem com o passado, ânimo e ousadia para fazermos hoje o que tem que ser feito hoje e não deixarmos para amanhã o que pode ser feito hoje.

Devemos ainda esperar o amanhã com perseverança, esperança, metas, sonhos, cuidando para não ficarmos ansiosos, sofrendo antecipadamente por situações que na maioria das vezes não vão acontecer. Enfim, viver envolve o passado, presente e o futuro. Esse tripé faz parte de nossa vida.

Para termos paz em relação ao passado, ao presente e ao futuro, o melhor caminho é contar e desfrutar do direcionamento, da luz, da força do Eterno Deus, que sabe todas as coisas, conhece nosso passado, está conosco hoje, e prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais