Prefeito Municipal de Pinhão – PR Odir Gotardo (PT) | Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

No dia 5 de fevereiro, em seu gabinete, o prefeito Odir Gotardo falou com exclusividade ao jornal Fatos do Iguaçu sobre os planos para 2019.

Seguindo um planejamento, cada secretaria levantou o que seria prioridade ser realizado. “Nos baseamos no programa de governo, cada secretaria elencou as ações que são prioridades e vamos direcionar nossa atenção, esforços, tempo e orçamento para realização delas”, destacou o prefeito.

Produção Agrícola

Em relação às produções agrícolas, além de todos os atendimentos que já são realizados ênfases para os orgânicos. “Vamos ter um trabalho mais intenso com os grupos de produção, principalmente a orgânica, foi montado um cronograma de ação e suporte técnico, vamos buscar parceria para a comercialização dessas produções e continuar dando muita atenção às agroindústrias e manter os serviços que já ofertávamos”.

ESTRADAS

A dívida com as estradas continua, mas, esse ano elas chegarão até a casa das pessoas.

“Esse ano vamos dar mais agilidade aos trabalhos das estradas porque a patrulha vai permanecer aqui o ano todo, precisamos ainda desatar uns problemas no IAP, gerados pelas administrações anteriores que sofreram multas ambientais e não as pagaram, mas consideramos que até o final de fevereiro já resolvemos essa questão”.

Odir Gotardo

ESTRADAS QUE SERÃO FEITAS

 A patrulha fará a estrada que liga Dois Irmãos até Zattarlândia com a ligação até os Barreiros e a estrada que vai do Colégio Procópio até o Faxinal dos Coutos. “Mais precisamente até Água Amarela, essas estradas serão totalmente readequadas, garantindo o trânsito com ou sem chuvas”.

COM A ESTRUTURA PRÓPRIA

 Esse ano, o objetivo é chegar mais perto da casa dos moradores. “Com o nosso maquinário vamos continuar fazendo a manutenção das estradas rurais, ano passado fizemos bastante, mas não conseguimos chegar na casa das pessoas esse ano nosso objetivo é entrar nas estradas menores, é uma demanda histórica e pretendemos deixá-la bem encaminhada esse ano”.

NA ÁREA URBANA

Um dos objetivos na área urbana é a regularização fundiária. ”Já iniciamos em 2018 e esse ano queremos impulsioná-la, já temos algumas ações bem encaminhadas, a demanda é grande, a regularização fundiária urbana será prioridade, pois isso dá tranquilidade às pessoas e impulsiona o município”.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA E SEGURANÇA

Vamos trocar nossas lâmpadas incandescentes pelas de led, que tem uma qualidade muito superior no sentido de iluminação e a um custo muito menor, inclusive a economia que se fará com a manutenção, justifica o investimento e possibilita a programação para a troca em várias ruas”.

 Em relação à segurança pública, Odir lembra que não é uma questão especifica do município. “A segurança pública não é uma atribuição do município, mas temos uma parcela de contribuição a dar. Nós já começamos a instalação das câmeras e esse ano, vamos intensificar, vamos espalhá-las nos prédios públicos, pela cidade, vamos buscar parcerias com as empresas, pois elas podem se utilizar da nossa rede de fibra ótica. Trabalhar numa grande parceria com a polícia militar e civil”.

O prefeito lembrou e aconselhou, “Por sinal, na Praça Darci Brolini as câmeras já foram instaladas, assim se alguém estiver pensando em fazer algo que não seja adequado na praça, saiba que estará sendo filmado”.

FOLHA DE PAGAMENTO

Sobre a folha de pagamento, administração tem que vencer um grande desafio. ”A nossa folha de pagamento extrapolou o limite legal, temos trabalhado intensamente para fazer o ajuste, pois ao extrapolar o limite corremos o risco de sofrer punições do tribunal de contas como ficar sem certidão, que nos impede de realizar convênios, o que seria o caos, é um trabalho complicado, que demora para aparecer resultado, mas é preciso ser feito. Fizemos desde o inicio a nossa parte, temos apenas 35 cargos comissionados”.

DATA BASE DOS SERVIDORES

Em relação ao aumento salarial dos servidores públicos municipais, que tem a data base em janeiro, devido ao alto índice da folha não poderá dar reajuste. “Ano passado demos um aumento real aos servidores, garantimos todos os avanços que o plano de cargo e carreira lhes permite, e tudo isso impactou na folha. Por causa do impedimento legal, nossa proposta para o sindicato é que em abril provavelmente já teremos uma margem no índice da folha que nos permita dar pelo menos o reajuste da perda salarial devido à inflação, hoje nossa folha está com um índice um pouco acima de 55%”.

SAÚDE

“Além de garantir, ampliar e melhorar o atendimento, já reformamos algumas estruturas da saúde e outras estão em fase final, nossa preocupação agora será equipar e garantir pessoal para um atendimento de qualidade. Estamos mais equilibrados em relação à prestação de serviço, já que os consórcios de saúde regionais hoje estão encaminhados e melhor estruturados, assim, podemos destravar algumas demandas na área dos serviços especializados, já fizemos muito o ano passado, mas  o objetivo é fazer mais esse ano”.

UM PLANEJAMENTO PARA EXECUTAR

O prefeito terminou a entrevista explicando que citou apenas alguns pontos. “Claro, em cada setor da administração definimos ações, por exemplo, na área de esporte, definimos algumas modalidades que não foram atendidas para serem atendidas agora, e intensificar as atividades de lazer para a comunidade, através de convênios, vamos ter mais praças esportivas. Em cada setor definimos ações claras que serão executadas nesse ano”.

Compartilhe

Veja mais