Fotos: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

Fatos do Iguaçu conversou com 18 alunos e junto com eles quer homenagear todos os professores de Pinhão e Reserva do Iguaçu

Para eles, bom professor: é o que respeita o tempo e o ritmo de cada aluno. É o que se esforça para buscar estratégias diferentes para ensinar o aluno que tem mais dificuldade. É o que é capaz de trabalhar com o aluno que aprende rápido e o que tem um pouco mais de dificuldade. Que vai além do conhecimento, que passa uma visão de mundo e sociedade, que ajuda a ver as consequências das escolhas que eles fazem. È o que escolher ser Professor por vocação, não é uma mera profissão para receber um salário. É o que intercala uma boa explicação e boa convivência com os alunos, que vai além da matéria, é preciso criar vínculo com os alunos, converse com eles é amigo.

E apontando professores que marcaram:

ALUNAS DO COLÉGIO PROCÓPIO

As alunas Marjory Thainy de Lima, Sara Diniz dos Santos, Isabella Zielinski, Nathaly Alves Antunes voltaram no passado, destacam os professores, “o Professor Adam, que era um professor que tirava o tempo dele para explicar na nossa carteira. Professor Dartagnan, pois ele sempre fazia uma brincadeira para que aprendêssemos melhor e a professora Cleumar que ensinava muito, que era de Ciências, mas fazia teatro para nós aprendermos mais. Cláudia, ela explicava, brincava, iam na carteira”.

Dos professores de hoje elas destacaram a professora Josilda e JoséMaria, que explicam muito bem, e o Agnaldo que está sempre incentivando-os, a  Diva, por ajudar muito os alunos e os apoiarem, a  Graziela e Noriam, por explicarem quantas vezes elas pedirem.

A TODOS OS PROFESSORES ELAS DIZEM: “Muito obrigada por tudo e por estarem nos ajudando a melhorarmos, parabéns por vocês nos aguentarem e estarem sempre nos ajudando. Por serem bons professores e nos ajudarem nos momentos difíceis, agradecemos por estarem nos incentivando sempre e não nos deixarem para trás e a sermos mais.

COLEGIO MORSKI

Para o aluno João Caleber Batista Martins, e as alunas Andressa Farias Aléssio, Ingrid Noemi Gonçalves Bonetti, Íris Melissa da Rocha, e Thalita Macedo Barbosa, os professores que marcaram a vida deles foi, “professor Toti, ele foi maravilhoso, a Suzana foi a professora do meu primeiro ano e ela me marcou, pois ela ensinou tudo que eu sei agora. A Juliana, de produção de textos, ela era muito exigente, a maioria da turma não gostava dela, mas com ela aprendi mais, ela me fez melhor. Carlos de História, Laertes de Matemática e Angela lá do 5º ano, porque todos eles sempre se colocaram na posição do aluno, foram além do ensinar, foram humanos. Marilda de História, uma excelente explicação e muito humana”.

Dos professores atuais eles destacaram: “Eu gosto muito do professor Ricardo, apesar da maioria dos alunos não gostarem dele por ele dar aula de forma muito rápida, mas está nos preparando para a faculdade. A Mirian, ela se destaca, surpreende pelo conhecimento e pela facilidade que fala de tudo de forma muito tranqüila, é um modelo de ser humano. Nelita, além ter uma carga imensa de conhecimento, é muito carinhosa, ela é uma mãe, ajuda a nos organizarmos pro futuro, isso é incrível. O Nelson, que é exigente, tem muito conhecimento, é atencioso, a Tereza, que é uma pessoa, muito querida, que tem uma grande bagagem, é também como uma mãe para nós”.

ELES DIZEM AOS PROFESSORES: “Obrigada, nunca abandonem a sala de aula, não percam essa essência, esse carisma, esse amor pelo ensinar. Pois o ser professor é uma grande porta que abre para acontecerem todas as outras profissões”.

ALUNAS DO COLÉGIO SANTO ANTONIO

As alunas Maria Eduarda de Lima Ferreira, Anna Paula Silva dos Reis, Maria Rita de Souza Ferreira, Jhoane da Silva Doim, Kassia Kristini Kinceler e Natalia Ferreira Proença, falaram dos professores que sentem saudade, “sinto saudade do professor João Francisco Bischof, o Tico, ele foi excelente professor, o que aprendi com ele nunca esqueci. Da professora Ofanda Dalila, ela marcou nossa vida, ela não ensinou só a materia, ela nos ensinou lições de vida. Da professora Daniela, de Português, o que ela me ensinou no terceiro ano me lembro até hoje, a professora Lucemilda, era muito legal, a professora que amo de coração até hoje, a professora Silmara da escola Maristela, ela é muito dez, a explicação dela é inesquecível, ela tem um jeito loução, muito massa. A professora Sandra Cordeiro, também era muito legal, ensinava brincando”.

Quanto ao professor que destacam hoje, elas responderam em coro “A professora Santana, ela explica superbem, ela cria vínculo com os alunos, ela ensina muito e ensina brincando, ela nos ouve, conversa conosco, é uma excelente professora. A professora Edjoice, ela é excelente, maravilhosa, a Maria Angela explica muito bem, o professor Pablo, ele explica muito, mas muito bem, e ele sabe nos ouvir e conversar, o professor Jácomo, muita gente não gosta dele, mas ele explica bem, a professora Luziana, ela vai na carteira explicar, não tem preguiça e a professora Ivani, ela é muito calma”.

ELES DIZEM AOS PROFESSORES:

Eles ensinam mais que os conteúdos, eles nos dão lição de vida, eles nos marcam como pessoa, a todos obrigada por tudo que eles nos ajudam”.

Compartilhe

Veja mais