Rev. Sandro

O significado básico da palavra valor é custo, preço, a importância que damos as coisas. As vezes, cometemos o erro de dar um valor exagerado, a coisas que não tem valor, ou ainda, não dar o devido valor, aquilo que deveríamos valorizar. É importante termos uma base muito firme, do que valorizar, e do que não valorizar, e para isso, precisamos ao mesmo tempo de muita humildade e de muita sabedoria e discernimento.

É triste descobrir o valor inestimável de uma pessoa, apenas depois que a perdemos. Dentro disso ainda, é decepcionante quando você percebe que deu valor demais a alguém que mascarava bons valores, mas era só casca. No consumismo exagerado que vivemos, alguns descobrem que aquilo que tanto desejavam comprar, era na verdade inútil, sem valor, deixando de dar a devida atenção a coisas que tem muito mais valor. Pois bem, meu proposito aqui é falar sobre uma atitude, uma escolha extremamente cheia de valor, que se não der o devido valor, pode trazer sofrimento a um povo, a uma cidade – o voto.

Carregamos, ao mesmo tempo, um privilégio de escolher nossos representantes, mas carregamos também, uma grande responsabilidade para escolher alguém que tenha bons valores, enfim que seja uma pessoa de valor. Infelizmente há pessoas que desvalorizam o voto, ao aceitar um suborno, uma cesta básica, um botijão de gás, e outros mais. Na verdade, tanto aquele que vende o voto, como aquele que compra o voto, rebaixam seu valor, um vendendo sua cidadania e o outro mostrando sua incompetência e baixo valor moral ao ter que comprar a ajuda de alguém, porque de outra forma, não recebe um voto.

Precisamos reconhecer a importância do voto, pois dependendo de nossas escolhas, podemos estar jogando no lixo, a oportunidade de ver uma cidade se desenvolvendo mais. Cada voto é valoroso e valioso, pois pode significar uma cidade mais valorizada, uma educação mais valorizada, uma saúde mais valorizada, uma segurança mais valorizada. Enfim um voto de valor significa investimento no saneamento básico, novas empresas, oportunidades de emprego, um atendimento público melhor a cada dia, ruas, estradas, praças melhores. Tudo isso tem valor e tudo isso é possível através de uma atitude de valor – o voto.

Por isso, não transforme algo tão valioso em algo inútil, sem importância, que não fará diferença alguma. Ao reconhecer o valor do voto, vamos valorizar mais as escolhas, consequentemente, vamos escolher pessoas de valor, e pessoas de valor valorizam os outros, valorizam um bom trabalho, valorizam o que é correto e honesto.

Que o Eterno Deus nos ilumine, guiando nossas decisões, colocando em nossa mente valores corretos. Valores corretos se transformam em atitudes corretas, atitudes corretas transformam uma pessoa, família, bairro, cidade, e tudo isso começa por um voto de valor. Aí eu dou valor. Deus abençoe a todos.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais