Rev. Sandro

É interessante pensar sobre a importância que damos as coisas, as situações e as pessoas. Aqueles de desfrutam de perfeita saúde, nem sempre dão o valor a isso, enquanto que, aqueles que lutam com uma enfermidade, colocam a saúde em máxima consideração e ainda, valorizam mais os pequenos momentos, as pessoas ao redor, cada dia é muito importante. Outra questão importante sobre o valor das coisas, está naquilo que temos, o que para alguns é algo tão simples e normal, como ter um tênis de marca, um celular bom, ou um carro para se locomover, para outros ter o que colocar nos pés, uma simples bicicleta para se locomover, ou o fato de poderem andar, é algo de muito valor.

Enquanto alguns reclamam que só tem um tipo de carne no almoço, outros ficam radiantes com um prato de arroz e feijão. Lembro-me da primeira geladeira que meu pai comprou, usada, com pintura toda descascada, mas foi um evento, tudo se transformava em geladinho, tomar uma água gelada, era algo tão chique. Lembrar-se disso, me leva a valorizar mais as pequenas coisas. Enfim as noções de valores mudam de família para família, mudam quando você amadurece, e percebe que deveria ter dado mais valor aquilo que merece mais valor.

Devemos tomar cuidado para não valorizarmos demais o status, aparentar ser alguma coisa que não é. Infelizmente nossa sociedade tem valorizado algumas coisas e algumas práticas que não merecem tal valor. Valorizam uma espécie de amor líquido, o momento, mas depois não querem arcar com as consequências. O que tem de avós sendo pais de seus netos, porque seus filhos valorizaram um momento, mas não quiseram lidar com as consequências. Alguns aprendem com seus erros e aprendem a valorizar mais a família, aprendem a serem mais responsáveis, e dar valor para o que de fato importa, mas nem todos compreendem isso e continuam fazendo escolhas que desvalorizam a si mesmos.

Outros se sentem desvalorizados quando não recebem as curtidas nas redes sociais, querem sucesso. Me faz lembrar de um famoso escritor e roteirista que no auge de seu sucesso, um jornalista lhe perguntou: como é chegar no ápice de sua carreira? O famoso escritor respondeu: Não tem nada lá, gostaria que alguém tivesse me falado isso antes. Precisamos estar atentos ao valor que damos as coisas, as pessoas, ao tempo que temos.

Falando em tempo, a vida, quando vista pelos adolescentes e jovens parece tão longa, tão normal, enquanto que para os mais velhos, cada dia conta, cada dia é importante. Portanto, devemos aprender a valorizar a cada dia como sendo único. O salmista da Bíblia Sagrada nos ensina a valorizar os nossos dias, dizendo: “Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Salmo 118.24). Há muito mais o que pensar sobre isso, mas encerro deixando um conselho de muito valor – valorize seu relacionamento com o Criador, pois Deus nos ilumina, nos dá sabedoria, direção, para valorizarmos o que vale a pena e para vivermos uma vida de valor.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais