Sobre sonhos já fizemos vários enfoques, tanto dos sonhos de anseios de realização pessoal como de sonhos quando a gente está dormindo, e que destes últimos a maioria a gente não lembra. Entre outros enfoques, nas edições 214, 216, 224, 227, 262 e crônica 655 de 22/08/2022 do Jornal Fatos do Iguaçu.
Há dois tipos de sono. O REM que é profundo e em regra a gente não se lembra, e o NREM de ondas não profundas e que você lembra de alguma coisa.
Nesta crônica, a reflexão é sobre os sonhos que ocorrem quando a gente dorme, e que as vezes são os mais estrambólicos e alguns até de linha pesadelos.
Primeiro um toque de humor, que é aquela piada do marido que ouviu da esposa que tinha sonhado ter ganho um presente no dia do seu aniversário. E ela indaga ao maridão, qual será o significado disso? E ele respondeu, aguarde o teu aniversário que você vai saber o significado. Chegou o dia do aniversário dela, e ele trouxe um presente bem empacotado e enfeitado, e a esposa toda emocionada e empolgada abriu, e o encontrou dentro do pacote um Livro “O significado dos sonos”. Foi uma decepção e tristeza total. Ela esperava alguma joia, um mimo ou algo assim.
E a respeito do assunto em tela, o mano Airton Dellê Caldas, falecido em 20/07/2023, tinha e deixou um Livro “O Significado dos Sonhos”, e ele contava e eu já sabia disso, que na história e folclore de Pinhão, tinha um munícipe que tinha um livro parecido ou igual ao do mano, e as pessoas sonhavam, e daí, procuravam o dono do livro, para saber o significado do ocorrido, e o informe era pago como uma consulta e muitos acreditavam na revelação e isso na prática acabou gerando problemas, transtornos e prejuízos.
E sem essa de acreditar em videntes, mães Dinás da vida, profecias, que lá uma vez ou outra por acaso, coincidência acertam algumas previsões.
Este escriba e pensante até que vem dormindo relativamente bem nos últimos tempos, mas é comum acordar 3 e pouco, 4 ou 5 horas da madrugada, já disposto a levantar, mas acaba ficando até mais tarde, e depois das 5 ou 6 tem tido sonhos NREM que lembra dos mesmos, e até faz registro, e fica espantado com o que sonha.
Meses atrás sonhei que um amigo e parente tinha morrido e fui no seu velório. Coisa rara de acontecer; contei para ele e damos muitas gargalhadas.
Em regra os sonhos não tem o menor sentido, ou significado de pensamentos, problemas, anseios da vida cotidiana. E tem isso tudo temos como MISTÉRIOS do cérebro, e que esses coisas que colocam o significado dos sonhos, na minha modesta indiossincrasia, são meio que tudo bobagem, nada de premonições, e quando o muito dos meus sonhos são com mortos que eu convivi e queria bem e eles aparecem vivos, o que reforça a nossa crença de que não morre quem vive no coração e memória dos vivos, e que só se morre quando se é esquecido, que o diga o ocorrido com Cristo a 2025 anos atrás, com muitos Santos, e pessoas que com frequência lembramos e citamos: Confúcio, Pitágoras, Gandhi, Cora Coralina, Ariano Suassuna e outros dessa envergadura.
(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).



