Cuidar do Meio Ambiente é um dever de todos e faz bem para saúde!

Por  Claudemir Gulak

O Jardim Botânico de Faxinal do céu, de domínio da COPEL, localizado no município de Pinhão é um dos pontos turísticos mais visitados no município. Sua importância ambiental para região e para a sociedade é indiscutivelmente, grandiosa. Contando com vegetações exclusivas e com uma vasta área de reserva nativa, suas trilhas possibilitam experiências incríveis e inesquecíveis. Um trabalho de variadas mãos no decorrer de mais de 30 anos e investimentos vultuosos no  cuidado e manutenção. Diversas famílias criaram seus filhos e filhas nas proximidades desse paraíso, qual despensa comentários. Certamente um local que vale a pena visitar e conhecer.

Nos últimos anos, mudanças realizadas podem colocar em risco o futuro dessa maravilha paranaense. Pertencente ao contexto da vila residencial da COPEL, qual vem sendo possivelmente desativada, funcionários sendo reduzidos, dia após dia, a pergunta que não quer calar é “qual o futuro do Jardim Botânico”? Muito pouco se houve falar, uma Lei municipal para o tombamento se diz estar em tramitação já a alguns meses, muitos que dependiam da vila como meio de subsistência e, se não todos, maioria já sentiam-se pertencentes ao lugar, hoje buscam recomeço em outras cidades ou até mesmo estados.

Um lugar abençoado e único que traz consigo o suor de faxinalenses que batalharam para construir, modelar. Onde se investiu dinheiro de todos nós! Um lugar ambientalmente correto, de beleza quase que sobrenatural. Um lugar de encantos, de natureza, da fauna e da flora, que sem questionamentos merece reconhecimento e um olhar carinhoso de todos nós e, principalmente daqueles que tem a caneta para tomar uma decisão. Qual o futuro do nosso Jardim Botânico?

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais