Rev. Sandro

Quando criança, pré-adolescente imaginava como seria 2020, carros voadores, cidades na lua, é claro, influenciado pela série “De volta para o futuro”, “Vingador do Futuro” e outros. Quanto a mim, as vezes pensava que seria engenheiro, pois sempre gostei de desenhar casas, outras vezes, jogador de futebol bem-sucedido. Imaginava já casado, e com muitas viagens no currículo.

O tempo passou, a poupança B… nem existe mais, “De volta para o Futuro”, virou passado, e enfim chegamos em 2020, e muita coisa mudou. Os planos mudaram, os sonhos da pré-adolescência, foram aprumados, outros mudaram. Chegando em 2020, tenho uma família linda, presente de Deus, sou pastor presbiteriano, algo que não imaginava, mas era o que Deus havia preparado para mim, e louvo a Deus por isso.

Moro em Pinhão, cidade que fui conhecer em 2011. São tantas histórias, que só posso dizer em 2020 – MUITO OBRIGADO DEUS. Sinceramente, não imaginava que em 2020, não teria comigo, meu pai Jorge, homem batalhador exemplo de humildade e devoção a Deus, não imaginava que não teria meu irmão Emerson, ambos se despediram desse mundo.

Assim, o tempo passou, o ano de 2020 que era algo tão distante, chegou, demonstrando assim que o tempo não para, não existe um tecla “pause” para o mesmo.

Tudo isso me faz pensar algumas coisas em relação ao futuro. A primeira é que vale pena sonhar, planejar, a Bíblia nos ensina a fazer isso, “o coração do homem pode fazer planos” (Provérbios. 16.1). A esperança nos move com ousadia para frente. 

Ao mesmo tempo precisamos estar atentos que não somos donos do destino pois, como diz Tiago “Vós não sabeis o que sucederá amanhã.” (Tiago. 4.14). Não há nada de errado sonhar, planejar, o problema está em sacralizarmos os projetos, considerando que tem que acontecer tudo de acordo com o nosso pensamento. Isso não vai acontecer.

Muitas pessoas começam e terminam o ano frustradas porque consideram seus projetos infalíveis, e não aceitam e tem dificuldade com as mudanças no meio do caminho. Isso não significa que não devemos pensar, refletir, planejar, significa que precisamos reconhecer haverá mudanças na caminhada, haverá perdas, decepções, demandas difíceis, surpresas agradáveis e outras desagradáveis.

A grande jogada da vida, é não focarmos no que não deu certo, é não focarmos nas perdas, é não pensarmos nas circunstâncias adversas que vão aparecer lá na frente. Antes de tudo, o segredo, está em aprendermos a entregar a nossa agenda, os nossos sonhos e planos na presença do ETERNO DEUS, nas mãos daquele que é o dono de todas as coisas, que reina soberanamente.

Quais são suas expectativas para o futuro? Como você chegou em 2020? Talvez muita coisa mudou em sua vida até chegar aqui. Você imaginava que 2020 seria diferente? Hoje é o tempo oportuno para ter boas expectativas, não somente para 2020, mas para o futuro.

Sinceramente, não sei como será o amanhã, mas sei que Deus está lá, então viva seus dias, sonhe planeje, sem esquecer de buscar a direção do ETERNO DEUS, pois um futuro com DEUS, significa um futuro abençoado, apesar da fragilidade da vida.

Olhando pelo retrovisor, você pode encontrar coisas que não deram certo, mas o que de fato importa é vivermos uma vida com os olhos voltados para Aquele veio nos trazer “vida e vida em abundância” (João 10.10). Há esperança para o nosso futuro, para o seu futuro. Feliz 2020.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais