Rev. Sandro

São muitos os desafios da vida a dois, ou da vida em família, mas em uma sociedade que tem banalizado o casamento, permanecer casado, é um feliz e abençoado desafio. Porque aquela euforia do namoro, noivado, dos primeiros dias de casamento, não permanecem por toda a vida?

O grande problema é que muitos não pensam de fato no casamento a longo prazo. Quando se casam, eles se prepararam até aquele momento; sem levar em conta o longo processo, não levam em conta as decepções, não levam em conta os conflitos e outros mais. A paixão avassaladora do início, aos poucos vai se esvaindo, porque a paixão é um sentimento muito instável.

Infelizmente muitos se casam firmados em bases, nada estáveis, paixão, dinheiro (que é importante, mas não mantém um relacionamento), beleza e desejo pelo outro (é algo essencial mas o casamento não é só isso). O casamento é uma decisão, é uma aliança que você faz com o outro e essa aliança é pelo resto da vida.

O problema hoje é que o casamento tem se tornado descartável, devido a um compromisso raso, fraco que muitos assumem ao casar, sem pensar e considerar de fato que o casamento é uma parceria, que envolve amizade, cumplicidade e tantas outras coisas. Quando a Bíblia fala de casamento ela mostra de forma categórica que o marido deve amar a esposa e a esposa amar o marido e para que esse amor se desenvolva é necessário, todos os dias buscar a ajuda do ETERNO Deus para cumprir os votos.

A paixão do namoro é importante, mas cega ambos, e não conseguem perceber que, ambos, tem falhas, ambos, não são perfeitos. Eu sempre pergunto para os casais de namorados, se eles “encrencaram” algumas vezes, se caso eles responderem que não, eu peço “brincando”, então vão lá e discutam um com o outro, se fizerem as pazes, então podemos dar prosseguimento aos planos de casamento. Há conflitos, no relacionamento, há diferenças, a grande questão não são os conflitos em si, mas a capacidade de resolver, de reconhecer os erros, de pedir perdão, e de dar o perdão.

O que mantem um casamento é o compromisso de ambos, diante de Deus, que, quando surgirem as tentações, as oportunidades para trair e outros mais, você lembra-se do compromisso, da aliança que você fez, e que está simbolizado no seu dedo e no dedo do cônjuge; esse compromisso é maior do que qualquer aventura fora do casamento.

Convido você a ler o artigo “o segredo do casamento” de Stephen Kanitz, ele aborda de maneira brilhante o segredo para permanecer casado. Permanecer casado envolve diligência, esforço, mas acima de tudo isso, Deus nos fortalece e nos ajuda a amar o nosso cônjuge, mesmo nos momentos mais difíceis.

E é claro esteja atento as coisas óbvias do dia a dia, pois são as coisas mais óbvias que são esquecidas e dificultam a vida a dois. Lembre-se, não existe casamento tão ruim que não possa ser restaurado, e não existe um casamento tão bom que não possa ser melhorado. Que Deus abençoe ricamente cada casal.

Rev  Sandro muito bem casado, com Silvia Patrícia, há 14 anos. E nestes 14 anos fomos presenteados com filhos lindos, João Paulo e Jorge Henrique.


Igreja Presbiteriana do Pinhão – participe e saiba mais do ministério de casais.


 


Compartilhe

Veja mais