Dani Borges

O desejo de comer doces é comum durante o processo de reeducação alimentar, mas há como matar a vontade com alternativas menos calóricas

Redação Fatos do Iguaçu com Assessoria

A vontade de comer doces é uma das queixas mais recorrentes de quem está trabalhando para construir um corpo mais saudável com a reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Dani Borges (@daniborgesfit), esse desejo é uma reação do metabolismo e pode ter diversas causas como deficiências nutricionais, baixo consumo de proteínas ou até mesmo altos níveis de estresse e ansiedade. 

“Quando a alimentação é deficiente e pobre em nutrientes, a sensação de fome se torna mais constante e por isso a vontade de beliscar uma coisa doce a todo momento, pois essa é a fonte de energia de mais rápida absorção do organismo. O problema é que esses alimentos são altamente calóricos e se você está em um processo de emagrecimento, onde é preciso comer menos e gastar mais, os doces podem ser um problema”, alerta. 

Para driblar esse desejo, a nutricionista recomenda observar se as proporções de gorduras saudáveis tais quais azeite, abacate e castanhas, assim e fontes de proteínas como ovo, peixe e carnes magras, estão sendo suficientes. E se a vontade de comer doces vier, há diversas opções saudáveis e que não prejudicam a dieta, como é o caso do cookie proteico.

Ingredientes

20g de uva passa

1 medida de Whey protein

15g de castanha de caju

10g de cacau em pó

20g de aveia 

1 clara de ovo

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma vasilha, exceto as castanhas, e misture bem. Depois disso, coloque as castanhas e se precisar, acrescente um pouco de água para que a mistura fique um pouco mais consistente. Em uma forma, forme pequenas bolinhas com a mistura e leve ao forno pré-aquecido à 180 C de 5 a 8 minutos. Sirva!

Valores para 11 porções

Kcal Total: 385,9 kcal.

Gordura: 8,72 kcal.

Carboidrato: 41,3 kcal.

Proteínas: 38,5 kcal.

Fibra 4g

Kcal por porção 32,91 Kcal.

Gordura: 0,74 kcal.

Carboidratos: 3,52 kcal.

Proteínas: 3,28 kcal.

Compartilhe

Veja mais