
Imagem registrada em Pinhão relembra cenário típico das manhãs geladas da região. Entre terça (24) e quarta-feira (25), as mínimas podem ficar abaixo de zero, com previsão de geadas amplas no Centro-Sul do Paraná, segundo o Simepar. | Foto: Arquivo/Fatos do Iguaçu
Redação Portal Fatos do Iguaçu
O município de Pinhão, no Centro-Sul do Paraná, já começou a sentir os efeitos da frente fria que avança pelo Estado desde o feriado. De acordo com dados do Simepar, Pinhão registrou o maior acumulado de chuva da sexta-feira (20), com 22,4 mm até as 15h30, superando outras regiões monitoradas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma nova frente fria deve atingir o Estado entre domingo (22) e segunda-feira (23), provocando chuvas intensas e tempestades em várias regiões. Já entre terça (24) e quarta-feira (25), as temperaturas podem ser negativas, especialmente nas áreas Centro-Sul, como é o caso de Pinhão, com possibilidade de geadas amplas e mínimas abaixo de zero.
Chuvas antecedem a onda de frio
A frente fria que atingiu o Paraná durante o feriado prolongado trouxe precipitações mais intensas principalmente no Sudoeste. Foz do Iguaçu registrou 33,8 mm de chuva na quinta-feira (19); Francisco Beltrão, 33 mm; e Palmas, 30,4 mm. Já nesta sexta-feira, o volume de chuva diminuiu, mas Pinhão liderou os acumulados do dia com 22,4 mm.
Domingo e segunda com temporais
De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o tempo volta a mudar rapidamente no domingo, com a chegada de uma nova frente fria que trará fortes tempestades nas regiões de divisa com o Mato Grosso do Sul. Na madrugada de segunda-feira, a frente avança para o restante do Estado, com chuvas, ventos fortes e descargas elétricas especialmente nas regiões Centro-Sul, Leste e Norte.
Terça e quarta com temperaturas negativas
Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar continental toma conta do Paraná, derrubando bruscamente as temperaturas. “Teremos mínimas abaixo de zero grau na terça-feira e próximas de zero na quarta-feira, inclusive com formação de geadas bastante amplas, principalmente na madrugada de terça para quarta-feira”, explica Kneib.
O frio será sentido até mesmo no Litoral e no extremo Norte do Estado, com mínimas previstas abaixo de 10°C.
Alerta para os agricultores
Com previsão de geadas, os agricultores devem ficar atentos às atualizações do Alerta Geada, serviço gratuito desenvolvido pelo IDR-Paraná e Simepar desde 1995. O sistema oferece previsões com até 72 horas de antecedência e está disponível no site www.simepar.br.
Monitoramento em tempo real
O Simepar opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. As informações meteorológicas subsidiam ações da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, além de orientar a população em casos de eventos extremos.
As previsões para os 399 municípios do Paraná são atualizadas duas vezes ao dia no site do Simepar, com dados como temperaturas mínimas e máximas, probabilidade de chuva, vento e umidade relativa do ar.
Para acompanhar as atualizações e explicações dos meteorologistas sobre os fenômenos atmosféricos, recomenda-se o acompanhamento pelo site e pelas redes sociais do Simepar.