No primeiro turno o candidato a Presidência Lula, pegou 8.609 votos (50,42%), e Flávio Bolsonaro do Partido Liberal—PL, pegou 7.295 (42,72% . E para o Governo do Estado, Requião Filho, com o PT no costado, foi o mais votado, com 6.073 votos (38,68%), Sergio Moro com 5.311 (33,83%)_e Sandro Alex com 4.238 votos (27%).
No segundo turno em 25/10/26, em Pinhão Lula pegou 10.148 votos (56,09%) e Flávio Bolsonaro 7.943 votos (43,91%), daí, o título desta reflexão e o fato de que nas últimas eleições municipais, o candidato do PT, pegou 2.012 votos (10,96%), bem abaixo da média de 53,255 % de Lula.
Como Municipalista raiz, de berço, de convicção e formação, pouco nos envolvemos em eleições e questão Estadual e Federal, até porque nesses espaços me sinto um zero a esquerda, ou com insignificantes noções de situação, problemas e enfrentamentos necessários e estratégicos, daí para o Governo do Estado, só votado em Sergio Moro, e por último só votado em Romeu Zema, que era o candidato a Presidente mais identificado com os meus princípios, austeridades, causas e bandeiras.
Nas três últimas eleições para Presidente da República, nos primeiros turnos em 2018, 2022 votamos em candidatos do MDB, e 2026, Romeu Zema.
Nos três últimos segundo turnos, votamos nos anos de 2018 e 2022 no Bolsonaro pai e em 2026 no Bolsonaro filho.
A nível de eleições municipais de 2016, 2020 e 2026, tivemos problemas no Partido MDB que milito desde a adolescência e como filiado desde 10/11/1981, que acabou fazendo coligações com o PT, não por vitória eleitoral só em 2016, mas pela divisão que isso gerou, e que por falta de liderança carismática como a do saudoso Darci Brolini, a desunião não mais teve remédio ou atenuante e já nas duas últimas eleições o Partido não mais conseguiu eleger Vereador e ter representação na Câmara
Quem acompanha ou tem alguma noção da nossa linhagem política e cidadã, compreende os nossos posicionamentos. E pelo contexto do nosso Time ter tido o apoio do PT nas eleições majoritárias de 1996 (a mais importante da história de Pinhão) e em 2000, e Coligação em 3 eleições municipais nunca fomos hostis a gente desse militância, mantendo consideração e gratidão pelas parcerias pretéritas, e nunca fizemos ofensas ao Lider petista LULA, que queiram ou não, gostem ou não dele, merece respeito, pois, é um ser nordestino que veio para São Paulo em condução pau de arara, e com muita perseverança, conquistou 4 mandatos de Presidente da República em 7 eleições que disputou, e há que se ter muito cuidado em atacá-lo, principalmente quem nunca enfrentou eleições, e/ou só ficou em berço esplêndido, de camarote assistindo embates políticos, carregado de insatisfações, reclamações e alguns na vulgaridade de muito rigor e exigências só ou mais para com os outros, e pouco ou quase nada consigo mesmo, do paradoxo e incoerência levantada por Confúcio, muitos anos antes de Cristo.
E se eleger Vereador e Prefeito não é fácil, e daí já dá para imaginar o que se precisa fazer para se chegar ao um Governo de Estado, Presidência da República, pois, sem: alianças espúrias, comprometimentos e compromissos escusos e também apoio de alguns inescrupulosos, desonestos, corruptos e corruptores, é dificílimo se chegar lá. E quem se acha ótimo, muito competente e honesto, o ou a “cara”, Referência ou Exemplo a ser seguido, que com impessoalidade atire a primeira pedra no contido neste enfoque.
Pinhão, não é um deserto de ótimos seres, mas homens e mulheres competentes, íntegros e éticos precisam pensar em sair de zona de conforto, do comodismo, omissão, e esperamos nas próximas eleições municipais em 2028, e ainda que cidadania e política estejam 11 e 12 na escala de nossas ações e prioridades, queremos ser cabo eleitoral de um alguém com as peculiaridades e virtudes acima.
(Francisco Caros Caldas, advogado, MUNICIPALISTA E CIDADÃO).










