NOTA CMS COVID-19


O Conselho Municipal de Saúde (CMS), do Município de Pinhão pr. Instancia deliberativa e de Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS), Vem manifestar-se através do seu representante legal e Presidente deste Conselho. Sr. Jose Lineu Ramos, sobre a situação atual do Covid 19 em nosso Município.
Diante do aumento exponencial dos casos de covid 19, nos últimos dias e também preocupados com a conduta social em relação aos riscos de contagio, e ainda considerando os freqüentes descumprimentos das normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades de saúde; Vem através deste;
Reforçar o pedido a população que ainda não se convenceu sobre a importância da manutenção de cuidados estabelecidos como.
1º MANTER O DISTANCIAMENTO ENTRE AS PESSOAS.
2º USO CONSTANTE DE MASCARAS.
3º LAVAGEM FREQUENTE DAS MAOS.
4º USO DO ALCOOL PARA DESINFECÇÃO DAS MAOS E SUPERFICIES.
5º SAIR DE CASA SOMENTE QUANDO FOR ESTRITAMENTE NECESSARIO.
6º DISPONIBILIZAÇÃO DE ALCOOL NAS PORTAS DOS COMERCIOS E SE POSSIVEL A
AFERIÇÃO DE TEMPERATURA NAS RECEPÇÕES.
7º NÃO PROMOVER OU FREQUENTAR AGLOMERAÇÕES A FIM DE CONTER A DISSEMINAÇÃO E
CONTAGIO PELO VÍRUS.
Lembramos que o vírus não tem pernas, portanto ele necessita das pessoas para se deslocar. Enfrentamos o momento mais critico da pandemia, e as estruturas de saúde já se encontram nos seus limites de saturação, os profissionais da saúde estão fazendo o possível no enfrentamento do problema, no entanto por vezes infelizmente devido à resistência de alguns cidadãos todo o esforço se torna ineficaz, lamentavelmente já tivemos casos inclusive de profissionais da saúde serem hostilizados e ameaçados durante a execução de seu trabalho de enfrentamento ao covid 19, Lembramos que a responsabilidade deve ser de todos.
Hoje lamentamos a perda de um dos nossos valiosos guerreiros da saúde Dr. Brandão, sendo já a terceira vitima da pandemia em Pinhão.

Sendo assim o Conselho Municipal de Saúde, preocupado com o futuro e bem estar de todos, reitera a importância dos cuidados recomendados, a fim de que não tenhamos mais perdas de vidas para o covid 19.


Conselho Municipal de Saúde de Pinhão
Presidente: Jose Lineu Ramos

Compartilhe

Veja mais