Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

A Cresol Vale das Araucárias, composta por onze agências distribuídas em dez municípios, que conta hoje com mais de sete mil cooperados, realizou recentemente no Mediterrâneo Eventos sua Assembleia Geral que, além de prestar contas sobre o ano de 2018, apresentar os projetos para 2019, realizou a eleição para a nova diretoria da Cresol Vale das Araucárias.

A ELEIÇÃO

Duas chapas se inscreveram para concorrer, na chapa 1, que seria da situação, concorria à presidência o pinhãoense Nilceu Kempf, o Zeca, um dos sócios fundador da Cresol em Pinhão e que já atuou na diretoria da Cresol em Pinhão como presidente, e também foi presidente da Cresol Baser.

Na chapa 2 estava o associado da Cresol de Prudentópolis, Reginaldo José Gomes de Camargo, que vinha representando a oposição, com muita disposição e apoio de vários cooperados.

Ao final da votação, a chapa 1, liderada pelo Zeca, saiu vencedora com 318 votos e a chapa 2 obteve 209 votos. Junto com o Zeca, foi eleito também outro Pinhãoense como conselheiro diretor, que também já foi presidente da Cresol Pinhão, Daniel Chaves da Silva.

O NOVO PRESIDENTE

 Em entrevista ao Fatos do Iguaçu, Nilceu contou que andava com vontade de retomar o seu trabalho junto a Cresol, mas que em momento algum imaginou que iria voltar como presidente. “A nossa historia com a Cresol é muito forte e realmente andava pensando em voltar a ter uma participação mais ativa na Cooperativa, e tínhamos sido indicado para fazer parte da chapa como conselheiro e já estávamos muito felizes, pois isso mostrava para mim um reconhecimento pelo nosso trabalho realizado anteriormente, na Cresol. Quando o atual presidente, o Pedro Filho nos procurou que não poderia concorrer e solicitou que concorrêssemos à presidência, eu aceitei o desafio e graças a Deus saímos vitoriosos e isso não posso negar, me deixou mais feliz ainda”.

 Zeca considerou a disputa muito positiva. “Ter tido mais de uma chapa é sempre bom, mostra que todos podem disputar os espaços de liderança e que as coisas não estão redondas, que há pontos a serem melhorados, que alguns associados pensam diferente do que está posto e devem ser respeitados e ouvidos e que precisamos refletir e bastante sobre o que ouvimos quando fomos conversar com os associados pedindo o apoio deles”.

TRATAMENTO DIFERENTE PARA OS DIFERENTES

Zeca lembrou que a Cresol nasceu para atender as necessidades do pequeno agricultor e que ele acredita que esse ainda é seu maior objetivo. ”É preciso crescer, modernizar, mas é preciso garantir o espaço dos pequenos agricultores e para isso é preciso que a instituição aprenda a lidar e a tratar os diferentes de forma diferente”.

O ponto central que a nova diretoria vai trabalhar é a aproximação do associado à instituição. “Nosso trabalho vai ser de reaproximar o quadro social da instituição financeira, é dialogar com o associado, fazer um bom trabalho de base, ouvir os anseios, as reclamações, sugestões e buscar formas para resolver as questões que os associados trouxerem. Os conselhos de cada município terão a função de realizar pequenas reuniões com os associados para ouvi-los, seja com os associados rurais ou urbanos, é preciso aproximar mais os associados para podermos ter uma Cresol cada vez mais forte”, apontou o novo presidente.

A nova diretoria terá um mandato de quatro anos, de 2019 a 2022.

Compartilhe

Veja mais