Rev. Sandro

A fofoca e a mentira ganharam uma expressão chique nos últimos tempos – fake News, mas continuam sendo feias e danosas. Infelizmente, há muitos que não passam aquilo que ouvem pelas 3 peneiras de Sócrates, a peneira da verdade (é verdadeiro aquilo que você ouviu?), a peneira da bondade (é por bondade que você vai repassar o que ouviu?) e a peneira da utilidade (é útil o que vai falar? Se não for guarde para si).

Repassar informações sem considerar, refletir, avaliar se vale a pena mesmo, ou se aquilo é verdade mesmo, é imprudência, é maldade. Sinceramente, aquilo que você passa para o outro, sem considerar se houve mesmo, diz muito a respeito de quem você é. O tal do ouvi dizerouvi falarvocê soube, é perigoso, pode ser destrutivo. Famílias sofrem, relacionamentos sofrem, trabalhadores sofrem, quando são alvos de fofocas infundadas, baseadas em achismos.

Portanto, cuidado com o fofoqueiro, cuidado o que você vai fazer com aquilo que ouviu, cuidado para não se sentir bem em fofocar. O bombardeio de informações mentirosas é muito claro, principalmente em nossos dias com o advento das redes sociais, é tão fácil espalhar uma notícia, ao mesmo tempo, é tão fácil, averiguar, refletir melhor se vale a pena repassar aquilo. A fofoca pode até conter verdades, mas são alteradas acréscimos ou decréscimos que visam prejudicar o outro, então é má e não vale pena.

A Bíblia Sagrada tem muitos alertas a esse respeito, dentre eles cito apenas um; “Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem” (Efésios 4.29). Se refletir mais, se considerar melhor o que ouve e o que diz, a fofoca padece. É necessário ser seletivo naquilo que ouve e naquilo que se repassa, para o bem de si mesmo e dos outros.

Antes de passar adiante aquilo que você ouve, lembre-se das peneiras, para ter clareza no que houve e depois, considerar se vale a pena passar adiante, se vai ajudar, se será relevante para o próximo, se não vai ajudar, jogue fora.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Inscreva-se em nosso canal no Youtube e ative o sininho para acompanhar nossas transmissões ao vivo.


 

Compartilhe

Veja mais