Rev. Sandro

A solidariedade é uma marca presente no ser humano, vemos isso ao nosso redor, e vemos isso ao redor do mundo. Diante de tragédias, inclusive durante a pandemia, muitos foram solidários às necessidades dos outros. O ser humano nasce com essa vocação para ajudar os outros, embora nem todos a desenvolvem no decorrer da vida; a grande verdade é que parte do sentido da vida está em ajudar os outros em suas necessidades. A Bíblia está cheia de considerações sobre ajudar o próximo, enfatizando as bênçãos, as alegrias que cercam aquele que ajuda.

No livro de Salmos nos diz, “Feliz é o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal” (Salmo 41.1). Ainda no livro de Provérbios encontramos a seguinte afirmação: Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, e ele nos devolve o bem que fazemos (Provérbios 19.17). É claro que ser solidário de verdade, não é fazer algo em prol do outro visando algo em troca, quando se faz algo para tirar alguma vantagem ou ainda, ser visto pelos outros, então não é solidariedade, muito menos visa suprir as necessidades do outro.

Infelizmente a solidariedade tem um inimigo chamado egoísmo, que leva a pessoa pensar apenas em si mesma e não nos outros. O egoísmo está presente inclusive naquele que é alvo de ajuda, alguns se aproveitam da situação e quando recebem muito além do necessitam, não repartem com outros necessitados. Há um aspecto mais amplo e profundo presente no acudir ao necessitado, que envolve questões emocionais, e outras coisas mais. Via de regra pensamos na solidariedade mais no aspecto social, e é bem mais profundo do que isso.

Há pessoas necessitadas de atenção, mães necessitadas de bons conselhos para lidar com filhos rebeldes, cônjuges necessitados de ajuda para lidar com os conflitos do relacionamento. Há pessoas solitárias de amizades que fazem bem para a alma, outras necessitadas de alguém que simplesmente as ouça. Há pessoas que estão enfrentando crises internas e às vezes não têm a quem recorrer. A grande verdade é que todos nós somos necessitados e necessários na vida de alguém. Temos sim a vocação de sermos solidários a dor e necessidade do outro, mas também vamos precisar de pessoas que sejam solidárias a nós em momentos oportunos.

Que Deus nos ajude a sermos necessários na vida de outrem, não deixando passar a oportunidade de acudir ao próximo em suas necessidades. Que Deus nos ajude a reconhecermos que também somos necessitados, haverá momentos e situações em que precisaremos abrir o coração, falar das crises, compartilhar as dores da alma, pois todos somos necessários e necessitados.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão.

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais