Rev. Sandro

Somos uma geração sem tempo. Não há tempo para conversar, para visitar os amigos; não há tempo para brincar com os filhos, não há tempo para conversar com o cônjuge. Não há tempo para visitar os pais, muito menos os avós.

Não há tempo para o lazer, não há tempo nem mesmo para chorar. Não há tempo para diagnosticar o que não está bem no relacionamento, muito menos resolver e restaurar o que não está bem. Tudo é muito corrido. A grande verdade é que temos uma enorme dificuldade para administrar melhor o tempo.

Ainda bem que as redes sociais, e outros mais, não são motivos para afirmarmos que não temos tempo. Um simples assobio do celular, tira em torno de 10 a 20 minutos do tempo de uma pessoa. Um simples sentar para ler os e-mails acaba se tornando horas.

Na verdade, tempo temos, o grande problema é que não aproveitamos bem, o tempo que temos. Ao invés de sermos proativos e terminar as tarefas, trabalhos, serviços antes, deixamos tudo para os 45 minutos do segundo tempo, e daí nos estressamos, perdemos o sono, fica tudo para a última hora. Pessoas chegam atrasadas nos seus compromissos, outros correm demais para chegar na hora, correndo o risco de se envolver em um acidente, porque nos acostumamos a sair em cima da hora.

O grande problema é que sempre temos algum vilão para culpar pela nossa “falta” de tempo, é o trabalho, é o trânsito, é a esposa, é o esposo, são os filhos e outros mais. A vida não se tornou “corrida”, nós é que nos tornamos relapsos no uso e administração do tempo. Não precisamos de dias com 30 horas, precisamos sim de sabedoria e discernimento para entrarmos no ritmo certo.

É muito importante pensarmos e tomarmos atitudes práticas para resolver essa questão da falta de tempo, pois chegará um dia que não dará mais tempo, o dia de nossa partida. Portanto há tempo sim, para a família, filhos, Deus, trabalho, descanso e tudo mais. Como diz as Escrituras “Tudo tem seu tempo determinado, há tempo para todo propósito do céu” (Eclesiastes 3.1). Ainda em Isaias 55.6 nos diz “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Pare de dizer que não tem tempo para a família, para os filhos, para Deus.

Hoje é o tempo oportuno para organizar a nossa agenda, revermos nossas prioridades e administrar e viver bem o tempo que temos, o tempo que Deus tem nos dado.

Rev Sandro Carvalho Rodrigues | Pastor da Igreja Presbiteriana do Pinhão

 

Compartilhe

Veja mais