Foto: Nara Coelho/Fatos do Iguaçu

Na quarta-feira, 12 de junho, o senhor Roberto Carlos Bueno, morador da comunidade do Arroio Bonito, veio até a redação do Fatos do Iguaçu para denunciar as péssimas condições da estrada que liga a barragem da usina Governador Bento Munhoz da Rocha Neto à Balsa da Floresta.

O senhor Roberto contou que, por várias vezes, já conversou com os secretários e com o prefeito Valdecir Biasebetti, mas não obteve ação, apenas promessas. “Semana passada mesmo eu ia vir aqui no Fatos, mas resolvi ir à secretaria e o secretário me prometeu que ia descer uma patrola e uma retroescavadeira. A retro fez a ponte, mas a patrola não foi.”

“Não queremos tapa-buracos.”

O morador é proprietário de uma pousada que fica a 11 km da balsa e 8 km da barragem, e as condições das estradas têm espantado os pescadores. “Fui lá de novo e o secretário falou que vão fazer uma operação tapa-buraco. Não adianta ir lá só tapar os buracos, queremos que arrumem toda a estrada, porque durante esses três anos e meio só foram lá uma vez e fizeram, em um dia, 10 km de estrada. Imagine o tipo de serviço.”

Ele falou da dificuldade que tem tido para manter a pousada: “Nós vivemos da renda dos pescadores que vêm de todo o Paraná e até do Rio Grande do Sul, mas com a estrada nesse estado crítico, os pescadores somem.” Complementou: “Nós fazemos nossa parte. Quando vendemos milho, um boi, tiramos nota, fazemos tudo certinho. Lá no interior só precisamos de duas coisas: estrada boa e saúde.”

Seu Roberto explicou que o desvio feito para os carros passarem, para arrumar a PR 170, passa por essa estrada. Se ela já estava ruim, com o tráfego das carretas ficou péssima. “Tem lugar na estrada que formou degraus de 50 cm. Nossos carros estão batendo nesses degraus, pedras e picos de barro que estão cheios na estrada, pois com o desvio o movimento aumentou muito.”

É caminho do transporte escolar

Ele disse que inclusive essa estrada é usada pelo transporte escolar e que os motoristas têm se esforçado para conseguir fazer o trajeto.

Estamos decepcionados

“Estamos bem chateados, pois nós votamos no Vitorino. Logo que o Biasebetti assumiu, fomos lá conversar com ele, pedimos uma única coisa: a estrada, e até agora nada.”

Estamos à disposição

A redação do Fatos do Iguaçu está à disposição para ouvir a administração municipal, caso algum secretário ou o prefeito deseje falar sobre o porquê dessa estrada não ter sido arrumada.

Nas fotos e vídeos, aparecem trechos de bueiros que estouraram e a água está jorrando.

Compartilhe

Veja mais