Ministro marcou pronunciamento logo após saber, na manhã desta sexta-feira (24/04), sobre a exoneração de Valeixo da Polícia Federal

Redação Fatos do Iguaçu com portal METROPOLES

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro confirmou a sua saída do cargo de ministro da Justiça no governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Ele justificou a sua saída do cargo ao dizer que o presidente queria interferir politicamente na Polícia Federal.

“Sobre a exoneração de Valeixo, fiquei sabendo pelo diário oficial. não assinei esse decreto”, disse. “Fui surpreendido, e achei que isso foi ofensivo”, disse. Ele destacou que, frente a isso, não tem mais como ficar no cargo. “Com essa exoneração, [Bolsonaro] mostra que não me quer no cargo”, afirmou.

Ele destacou a proximidade que um anúncio desses gera entre as pessoas, como jornalistas e membros do governo, em tempos de pandemia de coronavírus. Em suas primeiras palavras, Moro destacou ter recebido “carta Branca”, do presidente Jair Bolsonaro para conduzir o trabalho na Justiça.

Entretanto, ele avaliou que a exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (24/04) foi uma “violação” desse acordo e uma “interferência política” na PF. “Não é só troca do diretor-geral, havia também intenção de trocar superintendentes”, prosseguiu.

“Presidente queria alguém para ligar, colher informações , colher relatórios de inteligência. Isso não é papel da Polícia Federal”, prosseguiu. “O grande problema é que não é tanto essa questão de quem colocar, mas por quê colocar, e permitir que seja feito a interferência política no âmbito da Polícia Federal”, prosseguiu.
 

“Lamento esse evento na data de hoje, estamos passando por uma pandemia, do covid-19, temos uma informação lamentável de 407 óbitos”, disse. “Foi inevitável, mas peço a compreensão. Não foi por minha opção”, complementou.

Carta branca
Moro informou nesta sexta-feira (24/04) que recebeu carta branca do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para nomear cargos da pasta quando foi convidado para participar do governo.

  

Compartilhe

Veja mais