MODO VANISH

Novo recurso deleta as mensagens logo após visualização e fechamento da janela do chat

narion coelho
Por Narion Coelho
via The Verge

Um recurso que era exclusivo do Snapchat chegou à última versão do Facebook em 12/11 e é chamado de Modo Vanish.

Anunciado pela primeira vez como parte de sua grande reformulação do Messenger em setembro, o Vanish Mode é um modo de mensagens temporárias para o Facebook Messenger e o Instagram que permite enviar textos, fotos, mensagens de voz, emoji e adesivos que desaparecem imediatamente após serem visualizados por outras partes e a janela de bate-papo é fechada. Mas atenção, isso funciona apenas para bate-papos individuais, não para mensagens em grupo.

Alguns usuários podem já ter notado o Modo Vanish nas configurações de chat do Messenger, já que o Facebook o está implementando lentamente para alguns usuários desde que o novo design foi anunciado há dois meses.

No Instagram, alguns elementos do Modo Vanish já fazem parte do conjunto principal de recursos de mensagens diretas, incluindo fotos e vídeos que desaparecem assim que uma peça de mídia é exibida.

O modo Vanish é semelhante ao modo de conversa secreta existente do Messenger, que permite que você entre em um bate-papo criptografado de ponta a ponta que é salvo apenas no seu dispositivo, embora o novo modo seja projetado para excluir qualquer coisa enviada para sempre, uma vez que tenha sido visualizada.

Para o Facebook, mensagens temporárias representam uma forma de atrair usuários mais jovens de smartphones que migraram para aplicativos de bate-papo e plataformas onde não precisam postar publicamente e correm o risco de serem assombrados por postagens de mídia social mais tarde na vida.

O Snapchat popularizou as mensagens temporárias entre os adolescentes dos Estados Unidos com o Stories e seu design DM. Desde então, o Facebook adotou muitos dos recursos de seu rival e os implementou no Messenger, Instagram e WhatsApp para usuários de todas as idades ao redor do mundo.

O Vanish Mode é apenas a última abordagem do Facebook sobre a tendência e uma adição notável, considerando que o CEO Mark Zuckerberg anunciou no ano passado que sua empresa mudaria estrategicamente do Feed de notícias e das postagens públicas e mais para mensagens e grupos privados.

O modo Vanish aparecerá em ambos os aplicativos como uma opção distinta que você pode ativar e desativar nas configurações de qualquer mensagem de bate-papo específica. Você também pode entrar no modo deslizando para cima em uma janela de bate-papo (lembrando que o recurso só está disponível para bate-papos individuais e não para grupos).

O modo permitirá o desaparecimento de mensagens e outras interações de bate-papo, com a opção de desativá-lo localizada na parte superior da janela de bate-papo ou deslizando para baixo novamente.

O Facebook diz que o modo será apenas opt-in, o que significa que você deve concordar em entrar no Modo Vanish assim que outro usuário no chat o habilitar. O Messenger e o Instagram também o notificarão quando uma captura de tela de um bate-papo for tirada enquanto o modo estiver ativado. O Facebook diz que você pode denunciar indivíduos por meio da conduta de bate-papo no Modo Vanish, embora não esteja claro quanto da conversa o Facebook poderá revisar em busca de violações.

O modo Vanish deve estar disponível para Messenger nos Estados Unidos e em alguns outros países a partir de 12/11, disse o Facebook. E irá ao ar no Instagram nos Estados Unidos e em outros países em uma data posterior.

 Fonte: The Verge

Siga a Cultura Pop no Twiter e no Facebook

Compartilhe

Veja mais