Foto: Ilustrativa

Preços pagos aos produtores vinham em queda, por causa do aumento da produção

Da Redação com Assessoria

O mercado do leite começou, a partir da segunda quinzena de dezembro do ano passado, a recuperar preços e já entra em 2019 em um cenário de recomposição. Os preços pagos aos produtores vinham em queda, principalmente, por causa do aumento da produção – em um comportamento sazonal –, mas o mercado apresentou uma reversão generalizada dos derivados.

Em termos nominais, os preços atingem seu maior patamar para um mês de janeiro, desde o início da série histórica. Os dados foram apresentados na primeira reunião de 2019 do Conseleite, realizada nesta terça-feira, dia 22 de janeiro, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba.

A captação de leite em novembro de 2018 chegou a 216 pontos conforme índice de captação de leite calculado pelo Cepea – três pontos acima do volume captado em outubro e 10 pontos acima de novembro do ano anterior. Com a maior oferta, os preços que vinham em tendência de queda desde outubro, recuaram ainda mais em novembro (para o leite captado em novembro e pago em dezembro).

Em média, a queda foi de R$ 0,11 no Paraná, segundo o Cepea e o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná.

A partir da segunda quinzena de dezembro, no entanto, os produtos e derivados lácteos começaram a se recuperar. Pelo comportamento sazonal do mercado, o início da retomada dos preços era esperado apenas para janeiro. Desta forma, pode estar se desenhando uma recomposição – com aumento de preços, acompanhado de maior volume comercializado.

A exceção é o leite em pó, que manteve a queda – como as importações do produto foram menores em novembro e dezembro, aparentemente há um excedente no produto, o que impacta no preço.

O Conseleite aprovou o valor de referência projetado para o leite entregue em janeiro a ser pago em fevereiro em R$ 1,0538. Importante ressaltar que esse valor de referência ainda está sujeito a ágios e deságios, de acordo com os parâmetros de qualidade, capacidade do tanque resfriador, distância da propriedade ao laticínio, volume, entre outros fatores.

Para calcular esses valores basta usar o simulador, disponível no site conseleite.pr.com.br.


Compartilhe

Veja mais