Unicentro

Redação Fatos do Iguaçu

50 cursos de pós-graduação stricto sensu – entre mestrados profissionais e acadêmicos e doutorados – propostos por diferentes instituições de ensino superior do Brasil aguardavam, desde novembro de 2019, a autorização de funcionamento pelo Conselho Nacional de Educação e pelo Ministério da Educação, respectivamente CNE e MEC. Isso porque, há quase seis meses, esses projetos já haviam obtido respostas positivas do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior e da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, com recomendação do primeiro e aprovação da segunda. Um deles é o doutorado em Educação da Unicentro que, agora, com a publicação, em 15 de junho, da Portaria 540 pelo Diário Oficial da União (DOU), pode dar início a seu funcionamento.

“O curso passa a ser reconhecido pelo MEC e, portanto, ele já pode ser implementado”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Faria. Notícia que é festejada pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, o PPGE, professor Alessandro de Melo: “a gente recebe com muito alegria e muita responsabilidade essa homologação que nos dá o aval para começar o processo de seleção, enfim, iniciar o doutorado”.

O mestrado em Educação é ofertado pela Unicentro desde 2012 e, nesses oito anos de funcionamento, já formou 135 mestres. Profissionais do ensino que atuam, de acordo, com o professor Alessandro, na Educação Básica de toda a região. “O impacto que a gente espera é que esses profissionais formados na pós-graduação levem para a sua prática cotidiana a importância da pesquisa – acho que esse é o grande diferencial, que eles vejam que a sua prática pode ser melhorada a partir dessa consciência, de que ele é um profissional altamente qualificado que passou por um processo de pesquisa e que essa pode transformar sua prática cotidiana”.

Qualificação que, a partir de agora, poderá ser ampliada com a oferta do doutorado. “A oferta do doutorado é tão importante quanto a oferta do mestrado. Creio que a grande relevância do doutorado é dar continuidade a uma formação de pessoas altamente qualificadas e que compõe o quadro do magistério da educação básica, pesquisadores preocupados com a questão da educação em nível regional e, também, formar doutores que possam também voltar para as escolas e lá terem importância e impacto na realidade das escolas, que possam, a partir da pesquisa e da prática, modificarem a realidade”, avalia Alessandro.

As expectativas da coordenação do PPGE e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro são de realizar o primeiro processo seletivo até o final desse ano, dependendo dos desdobramento da pandemia de covid-19, e de iniciar as aulas dessa primeira turma no início de 2021. “Educação é uma área que tem bastante demanda, é um dos cursos que nós temos aqui, da pós-graduação, dos mais concorridos, sempre foi, maior procura de candidatos. O doutorado vem nos fornecer um degrau a mais, um nível ainda superior a quem deseja seguir essa qualificação acadêmica. A gente tem uma expectativa muito alta de uma demanda reprimida aqui na região. É mais uma oportunidade que nós temos de gerar pesquisas de alta qualidade e, com certeza, essas pesquisas de qualidade vão impactar bastante significativamente na melhoria das condições de desenvolvimento de propostas, desenvolvimento da educação num nível mais aprofundado”, finaliza o professor Marcos.

Compartilhe

Veja mais