Do dia 11 ao dia 26, nas quartas e quintas-feiras, na Clínica da Mulher haverá atendimento para as mulheres das 17 às 21 horas

Por Nara Coelho

Março Lilás tem o objetivo de alertar as mulheres que é preciso cuidar da saúde, esse cuidado deve incluir a prevenção do câncer de colo do útero. A proposta do Movimento Março Lilás é alertar sobre a importância da realização dos exames preventivos e da vacina contra o HPV.

O Movimento chama a atenção das mulheres para a importância da realização anual do exame preventivo, o Papanicolau e da vacina contra o Papilomavírus Humano, HPV. Todas as mulheres que iniciaram sua vida sexual devem fazer o exame anualmente.

CÂNCER DO COLO DO ÚTERO

Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV.

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolaou, e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Tirando o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

IMPORTÂNCIA DA VACINA

Segundo a médica ginecologista Mônica Bandeira, o câncer de colo uterino é o único tumor humano que tem uma única causa conhecida, o HPV, vírus que é adquirido sexualmente. Por isso, um dos principais objetivos do Março Lilás é alertar sobre a importância da vacinação contra o HPV. São necessárias duas doses da vacina para meninas dos 9 aos 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. “A vacina contra o HPV é importantíssima. E essa resposta da vacina não é para agora, é para daqui a 15 anos, como foi na Austrália, que vai ser o primeiro país a erradicar o câncer de colo uterino em 2028. É, no mundo inteiro, o exemplo de prevenção do câncer de colo uterino”, destaca Bandeira.

PINHÃO PARTICIPANDO DO MARÇO LILÁS

A enfermeira Muriel Boeira da Silva, que coordena a Atenção Primária na secretaria de Saúde de Pinhão, explicou que pela primeira vez o município decidiu aderir ao Março Lilás,

“É preciso chamar a atenção das mulheres para o cuidado com a saúde e a importância de realizar anualmente o preventivo. Precisamos superar as dificuldades culturais em relação a esse exame que é muito importante para a mulher, pois toda doença descoberta no início é tratável, o tratamento é sempre menos agressivo”.

HORÁRIO ESTENDIDO NA CLÍNICA DA MULHER

Do dia 11 ao dia 26, nas quartas e quintas-feiras, na Clínica da Mulher haverá atendimento para as mulheres das 17 às 21 horas. As mulheres poderão solicitar a mamografia, realizar o preventivo, se informar sobre os cuidados com a sua saúde, entre outras atividades.

Muriel lembra que é no preventivo que se localiza vários tipos de doença que a mulher pode vir a ter, “Nos exames que temos realizado já foram encontrados números expressivos de lesões de médio e alto grau, infecções provocadas pelas IST, que são as infecções sexualmente transmissíveis, que eram antes denominadas de DST, o HPV, esses números reforçam o quanto é importante a realização do exame preventivo”.

Ela reforça a importância das meninas entre 9 a 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos tomarem a vacina, “Podem chegar no Posto, temos sempre a vacina contra o HPV, ela é importante, pois evita que a mulher venha a adquirir o câncer no futuro”.

 

 

Compartilhe

Veja mais