Foto: Naor Coelho/Fatos do Iguaçu

Por Nara Coelho

Marcelo Gomes é um técnico em eletrotécnica, nascido em Bastos, interior de São Paulo, que aos poucos foi se tornando paranaense e hoje, como diz ele, com muita alegria, é pinhãoense.

Mas, além de ser bom eletricista e bom de prosa, é um apaixonado pelo ciclismo, que entrou em sua vida como forma de tratamento de saúde. “Eu jogava futebol, com dezoitos anos machuquei o joelho e me disseram que eu tinha que operar, preferi abandonar o futebol, pois não quis fazer a cirurgia e me apresentaram a bicicleta para fortalecer o joelho. Recuperei o joelho e me apaixonei pelo ciclismo”, contou Marcelo.

O CORAÇÃO O TROUXE A PINHÃO

Desse tempo para os dias de hoje já se passaram 20 anos, hoje o ciclista está com 41 anos e muita experiência na área das pedaladas, “Eu já disputei varias provas profissionais paulistas, paranaenses e nacionais por equipe, já tive a felicidade de ser campeão regional e estadual. O ciclismo sempre meu deu muita satisfação e alegria”.

Foto: Arquivo/Pessoal

Ele trabalhava e fazia parte da equipe de ciclismo em Londrina. “Lá disputei com a equipe de Londrina vários campeonatos, conheci uma moça, que a família era daqui, conheci a cidade, gostei e me mudei. A moça que me apresentou Pinhão ficou em Londrina, mas hoje tenho por companheira uma pinhãoense que conheci aqui e que me ajudou muito”, contou Marcelo. 

A EQUIPE DE PINHÃO

Marcelo pegou alguns trabalhos em União da Vitoria e lá conheceu o pessoal da Bicicletaria Joara, que montaram uma ótima bicicleta para ele e que hoje ele faz parte da equipe de ciclismo deles defendendo a região de lá. “Com a bicicleta que eles montaram posso disputar qualquer campeonato profissional”.

Mas ele considerou que era importante estimular o esporte aqui e começou a montar uma equipe que hoje já tem cinco integrantes, ele, mais três jovens e uma moça. “Tenho experiência de 20 anos, assessoria técnica e muita vontade ainda de pedalar e disputar, então porque não compartilhar isso com as pessoas. E a equipe já está bem preparada para as disputas que virão esse ano”.

Foto: Arquivo Pessoal

A equipe já tem uniforme e já conseguiu apoio do comércio local e da Secretaria de Esportes. “Em Pinhão montamos a equipe, fizemos o uniforme, eu utilizei o meu logo de trabalho, Gomes Instalações, a Auto Escola JA está nós apoiando e o secretario de esportes Joso, me disse que podemos contar com a ajuda da secretaria”, destacou o ciclista.

Ele fez questão de frisar que a equipe está aberta para receber novos integrantes e patrocinadores. Quem desejar fazer parte é só procurar o Marcelo ou um integrante da equipe, o que ele exige desde o começo é o kit segurança – o capacete, óculos e luvas e muito respeito à sinalização de trânsito.

Em Pinhão há mais dois grupos, Os Amigos do Pedal, o Mountain Bike Pinhão que todos se dão muito bem e compartilham experiências.

PREPARAÇÃO

Para Marcelo, 2019 está começando muito bem. “Estamos começando o ano com muita boa expectativa, conseguimos apoio do comercio local, a equipe está bem determinada e pronta para começar as disputas, continuamos defendendo a equipe da Bicicletaria Joara, eu também já me sinto pronto para as disputas”

Para ficar num bom ritmo para as disputas, Marcelo fez quatro treinos vindo de União de Vitoria a Pinhão, ou seja, pedalou 168 km em 7 horas realizando uma única parada de quinze a 20 minutos para pegar água.

Com a equipe ele pega mais leve, porém, o objetivo é chegar nesse nível de treino.

Compartilhe

Veja mais