
Comunicação ICMBio
Consulta será realizada no dia 15 de abril na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhão/PR
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida a comunidade em geral, órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs, associações de moradores, de proprietários de terras e de representantes dos setores produtivos para participarem da consulta pública para discussão da criação de duas unidades de conservação no município de Pinhão, Paraná.
As unidades de conservação em discussão são a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Faxinal Bom Retiro e a RDS Faxinal São Roquinho. O aviso de consulta pública foi publicado no Diário Oficial da União de (01/04/2025).
A reunião para a discussão da proposta de criação das unidades de conservação com a sociedade ocorrerá na Câmara Municipal de Vereadores de Pinhão/PR, localizada à Avenida Hipólito Aires de Arruda, n.º 28, no dia 15 de abril, às 9 horas da manhã.
Mais informações sobre as UC propostas estão disponíveis no site do Instituto Chico Mendes.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/aviso-de-consulta-publica-621311255
https://www.gov.br/icmbio/pt-br/assuntos/criacao-de-unidades-de-conservacao/lista-de-consultas-publicas/lista-de-consultas-publicas
Quaisquer dúvidas sobre a consulta pública podem ser encaminhadas para o e-mail consultapublica@icmbio.gov.br, ou por correspondência para:
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (DIMAN)
Coordenação de Criação de Unidades de Conservação (COCUC)
EQSW 103/104, bloco D, Complexo Administrativo
Setor Sudoeste, Brasília – DF
CEP: 70.670-350
A Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses solicita, desde os anos 2000, a criação de Unidades de Conservação – Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) nos territórios tradicionais das comunidades. As propostas das RDS Faxinal Bom Retiro e Faxinal São Roquinho, localizadas no município de Pinhão/PR, visam à preservação das florestas de Mata Atlântica com Araucárias e das espécies que vivem nesses ambientes, assim como à garantia de condições para a reprodução do modo tradicional de vida das cerca de 60 famílias faxinalenses.
Fotos: Acervo COCUC