Exposição retrata memórias, costumes e religiosidade dos povos de faxinais em Pinhão-PR | Fotos: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

Nesta quarta, dia 28 de novembro, das 9h às 15h, a equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR apresenta a exposição “Histórias de Faxinais” no Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Rodrigues Bastos, em Faxinal dos Ribeiros, no município de Pinhão, interior do Paraná.

A exposição é integrante de projeto homônimo premiado na 8ª edição do Prêmio Ibero-Americano de Educação e Museus, vencedor na categoria “Fomento a projetos de Educação e Museus”.  O prêmio internacional é organizado pelo programa IBERMUSEUS, uma iniciativa de cooperação e integração para o fomento e a articulação de políticas públicas na área de museus e da museologia, promovida pelos 22 países da comunidade ibero-americana.

O objetivo da mostra é promover a memória dos povos tradicionais habitantes do Faxinal dos Ribeiros – onde se localiza o Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Bastos – e comunidades vizinhas.  Ela traz objetos e imagens que circularam e circulam por distintos espaços do cotidiano, e traz neles aspectos de diferentes esferas da vida local: alimentação, trabalho, casa, quintal, família, escola, mata e a guerra. 

De acordo com a profª Liliana Porto, professora do Departamento de Antropologia da UFPR e chefe da unidade de Cultura e Saberes Populares do museu, são objetos que, guardados como preciosidades por suas detentoras e detentores, os vinculam a seus antepassados e aos caminhos por eles percorridos para chegarem a Pinhão e ali se estabelecerem.

“Em cada um deles, uma história que narra o estilo de vida construído e valorizado ao longo de gerações. E que é recontada na exposição pelas crianças e jovens estudantes do Colégio Izaltino” afirma a professora.

A mostra representa o primeiro passo para a ampliação do MAE no sentido de se voltar para o interior do Paraná. Desde sua fundação, em 1963, o MAE tem sua sede na cidade litorânea de Paranaguá, de forma que o litoral paranaense tem sido região privilegiada não apenas pelo museu, mas por outros pesquisadores interessados na história e na cultura do estado.

Por esse motivo, o volume de pesquisas sobre essa região e o primeiro planalto é muito maior do que sobre o interior.  Com este projeto, e dado que se trata de um museu da principal universidade do Paraná, o MAE pôde efetuar pesquisas sobre histórias que contemplam a riqueza cultural dos povos tradicionais.


Serviço:

Exposição “Histórias de Faxinais”

28 de novembro (quarta-feira), das 9h às 15h

Local: Colégio Estadual do Campo Prof. Izaltino Rodrigues Bastos – Faxinal dos Ribeiros – PINHÃO-PR

Mais informações: (41) 3313-2042 – CURITIBA | (41) 3721-1200 – PARANAGUÁ

www.mae.ufpr.br | www.facebook.com/MAEUFPR
Confirme sua participação na abertura da exposição clicando aqui.

Compartilhe

Veja mais