Durante o processo eleitoral, a 160ª Zona Eleitoral de Pinhão, no Paraná, contará com pontos estratégicos de transmissão de mídias de resultado, que têm a responsabilidade de receber e encaminhar os dados à Justiça Eleitoral. Esses pontos de transmissão utilizam uma rede de comunicação exclusiva para garantir a segurança e a eficiência no repasse das informações.
Além dos locais específicos designados para essa função, o Fórum Eleitoral da 160ª Zona Eleitoral, localizado no município de Pinhão, será o ponto central de transmissão. Caso qualquer local designado enfrente dificuldades para enviar os dados, a legislação permite que qualquer outro ponto de transmissão, incluindo as Juntas Eleitorais, possa realizar o envio das informações para a totalização dos votos.
Os locais de transmissão são os seguintes:
- Colégio Estadual do Campo Cornelio Pires Ribeiro – Localizado no Faxinal dos Coutos, São Roque, zona rural.
- Colégio Estadual do Campo Professor Izaltino Rodrigues Bastos – Localizado no Faxinal dos Ribeiros, zona rural.
- Colégio Estadual do Campo Professor Júlio Moreira – Situado na Avenida Faxinal do Céu, Agrovila Copel.
- Colégio Estadual do Campo São José – Localizado na região de Zattarlândia, zona rural, conhecida como Bom Retiro.
- Colégio Estadual Professora Izabel Fonseca Siqueira – Localizado na Avenida João José Ribeiro, nº 949, no Centro de Reserva do Iguaçu.
O Processo de Transmissão e Conferência dos Votos
Conforme o artigo 197 da Resolução nº 23.736/2024, a transmissão, recuperação de dados de votação e a reimpressão dos Boletins de Urna (BU) podem ser efetuadas nos locais designados para transmissão. Os BUs são impressos ao final da votação em cinco vias obrigatórias, com a possibilidade de impressão de até cinco cópias adicionais.
A contagem dos votos é feita pela leitura das mídias de resultado, que são retiradas das urnas eletrônicas após a impressão dos BUs. Para assegurar a conferência dos votos, é possível verificar os dados constantes nas urnas eletrônicas utilizando o QR code impresso nos boletins.
Esta estrutura de transmissão visa assegurar a agilidade e a precisão no processamento dos resultados eleitorais, garantindo a transparência e o rigor durante todo o processo de apuração.