Francisco Carlos Caldas

Sou escravo das leis para que possa ser livre e digno de governar homens livres.” (Cícero, estadista e célebre orador romano que viveu nos anos de 106 a 43 a.C.).

Nas minhas conversas com neta, tenho com frequência lhe dito: se você ser bem: estudiosa, educada, responsável, ética, virtuosa, vai ter no avô um parceiro e amigo para o que der e vier, inclusive disposição de trabalho para ajudá-la em tudo que for possível, não de obrigação legal, mas por afeto, amor. Não pelas disposições dos arts. 1.694 a 1.701 do Código Civil (Lei nº. 10.406, de 10/01/2002, em vigor desde 10/01/2003), por temos a idiossincrasia, que é uma indecência e irresponsabilidade pessoas ficarem colocando filho no mundo para avós criarem e manterem ou querendo que o Poder Público, supra meio que todas as necessidades dos mesmos.

O Chupim é ave parasitária de outros ninhos. Os alvos maiores são os ninhos de tico-tico, corruíra, tesourinha, bem-te-vi e outros Que ninguém se comporte como chupim.

Quando neta faz algumas birras, teimosias, choros e reinas sem razão de ser, ela é “secada”, retalhada, na linha do não conte comigo para nada, meio que até do  ficada “de mal”, dos tempos antigos. E ela se toca e pede desculpas, e a volta a paz e sintonia.

A gente cria filhos, e tem descendentes para o mundo; não para satisfazer nossas vontades,  sonhos, anseios,  projetos de vida. E ninguém é dono de ninguém, cada um faz o que bem entender da vida, mas que  cada uma assuma as responsabilidades e ônus de suas escolhas, decisão, estilo e filosofia de vida.

Já nos deparamos na nossa vida política, profissional e cidadã, com muitos avós, inclusive bem idosos, com saúde debilitada e de escassos recursos  terem que ficar cuidando e mantendo netos em suas humildes residências; e muitos pais nem aí com a problemática, e gerando mais filhos, com até mais de 2 parceiros ou parceiras. E daí haja salário e rendas para pagar pensão.

Liberdade é consciências das necessidades, e liberdade como um todo está muito atrelada a liberdade econômico-financeira. Tem muitos eleitores, e cônjuges ou de vida em comum, que não são livres na acepção correta do termo, porque estão dependentes de quem os banca, com dinheiro, emprego, moradia e até mordomias e cortesias com chapéus alheios.

Todos nós temos que SER LIVRES PARA O BEM, e de mãos atadas para o mal, não amarras no sentido físico, mas de consciência, regras, leis, costumes e tradições consagradas pelo mundo civilizado, bem educado e cristão.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista e CIDADÃO).

Clique  👉 AQUI   – PARA LER OUTROS ARTIGOS


Inscreva-se em nosso canal no Youtube e ative o sininho para acompanhar nossas transmissões ao vivo.


 

Compartilhe

Veja mais