psicóloga Jolly

O mês de agosto é alusivo ao mês lilás, mês em que várias instituições chamam a atenção para o problema da violência doméstica, consequentemente da violência contra a mulher e que atinge os filhos senão de forma física, de forma psicológica e emocional.

Conselho Nacional de Justiça tem o Programa Justiça pela Paz em Casa, promovido em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais e tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

Iniciado em março de 2015, o Justiça pela Paz em Casa conta com três edições de esforços concentrados por ano. As semanas ocorrem em março – marcando o dia das mulheres -, em agosto – por ocasião do aniversário de sanção da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) -, e em novembro – quando a ONU estabeleceu o dia 25 como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher.

O programa também promove ações interdisciplinares organizadas que objetivam dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.

Unido forças

Como infelizmente a questão da violência doméstica é ainda muito corriqueira no lar das famílias brasileiras e no município de Pinhão/Pr. os índices são elevados, a secretaria municipal de Assistência Social, a Comarca do município, a Câmara de Vereadores, o Conselho da Comunidade e  todos os envolvidos na rede de proteção à criança e a juventude se uniram e organizaram ações para tratar do tema na semana de 17 a 20/08.

A coordenadora das ações, a psicóloga Jolly Danubia de Oliveira Dellê, explicou que a proposta é fazer ações que levem mais informação a mais pessoas, “A secretaria de Assistência abraçou a causa junto com os parceiros porque a violencia doméstica é uma situação grave, a proposta dessa semana é levar mais informação e sensibilização à comunidade, que a violência doméstica não é um problema exclusivo da família que passa por ela, mas de toda a comunidade”.

LIVE

Uma das ações é uma Live que acontecerá na sexta-feira, 20 de agosto, das 19 às 21 horas pela página do facebook da prefeitura municipal de Pinhão.

 Live será hibrida

A Live será parcialmente presencial. A psicóloga explicou que respeitando os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, eles poderão ter 100 convidados para acompanhá-la de forma presencial no plenário da Câmara.

O acesso presencial será por ordem de chegada, eles terão senhas na entrada da Câmara de vereadores e as 100 primeiras pessoas que chegarem poderão entrar.

Juíza, promotora e delegada responderão perguntas

A juíza Chélida Roberta Soterroni, a promotora de justiça, Lorena Almeida Barcelos de Albuquerque, da comarca de Pinhão, a delegada da divisão de homicídios Tathiana Laiz Guzella e a promotora de justiça e coautora do livro, “Crimes Contra a Mulher”, Mariana Bazzo, é que repassarão as informações, conversando com os participantes da Live e respondendo as perguntas da comunidade. “A ideia com a live é atingir o maior número de pessoas possivel, as informações serão repassadas por profissionais que tem muito conhecimento e experiência na área e teremos sorteios de brindes durante a Live”.

Uma Live dinâmica

A ideia é fazer a Live em formato de Talk Show para aproveitar a inteiração do público. “Sabemos que o tema é pesado, mas vamos procurar fazer a Live de forma dinâmica, de diálogo entre elas e com o público”, destacou a psicóloga.

Sorteio de prêmios

Haverá sorteio de brindes durante a Live. Um prêmio especial será sorteado para quem permanecer durante toda a Live e para quem compartilhar a chamada da Live. “O brinde especial só será contado no dia da Live, até porque, se o sorteado for homem, será um, e se for mulher, será para outro”.

Os prêmios serão sorteados para quem estiver acompanhando a live ou presencial.

Outras ações

Nos dias 17,18 e 19 foram realizados encontros de 4 horas com educadores da rede municipal e estadual, com as agentes comunitárias e enfermeiras das ESFs do municipio e com os motoristas da prefeitura para repassar a esses profissionais informações da questão da violência doméstica no municipio e como eles podem contribuir para detectar a situação e o que fazer diante da situação.

Foram realizadas inscrições prévias para cada dia, mas até o dia da entrevista, na terça-feira, 17 de agosto, apenas dois motoristas haviam se inscrito, “Mas tenho esperança que até quinta-feira essa realidade mude”, finalizou Jolly.

Compartilhe

Veja mais