Rev. Sandro

Para quem usa óculos, sabe muito bem o significado deste título. Este período em que as máscaras se tornaram parte do corpo, aqueles que usam óculos, sabem o que é ter as lentes embaçadas, e ter que limpá-las momento após momento. Agora, uma lente suja, atrapalha e muito a sua visão, sua leitura, e outros mais. A grande questão é, não sou especialista em lentes, na verdade estou aqui para falar de outro tipo de lente que precisa ser limpa, as lentes da mente e do coração.

A leitura que muitos fazem de certos fatos, mostra claramente que precisam limpar urgentemente suas lentes, pois não conseguem enxergar coisas óbvias, que estão em letras garrafais bem a sua frente. A mídia mostrou as manifestações em Cuba, país que vive na miséria devido ao regime socialista e comunista, a população foi às ruas pedir um basta, de um regime opressor, que na verdade só beneficia os líderes daquele país, bem como alguns poucos cidadãos.

O que me deixa perplexo é ver pessoas aqui no Brasil defendendo tal regime, apoiando tal governo, por favor pessoal, limpem suas lentes, parem de ter uma visão extremamente parcial das coisas. E antes que alguém venha a falar da miséria no Brasil, sejamos sensatos, lá a miséria é institucional, aqui há muitas coisas a serem feitas sim, mas ainda bem que não é institucional, antes tem haver sim com muitas esferas, inclusive em relação a políticas públicas, que infelizmente soam tão bonitas no discurso, mas que na prática, os partidários querem que o partido fique em evidência, ou um líder, e aqueles que de fato precisam, continuem sumidos.

Mas não só no caso de Cuba, em outras esferas há a necessidade de uma limpeza das lentes, na questão das mortes por Covid, é simplista demais culpar uma figura ou outra pelas mortes e ignorar as muitas festas escondidas durante a Pandemia, as muitas aglomerações que houve e outras que ainda estão acontecendo, que não consideram as determinações sanitárias, contribuindo para o crescimento dos casos. Sem falar naqueles que só pensam em si mesmos e mesmo positivados, saem por aí, como se nada tivesse acontecendo, sem falar dos anti-vacinas, dos que ignoram o uso de máscaras, limpem suas lentes.

É muito perigoso ficar cego devido uma ideologia partidária ou outro tipo qualquer de ideologia, pois isso prejudica de você fazer a leitura do todo, de ver com clareza as situações a assim tomar posição. A grande verdade é que todos nós, a começar do autor deste artigo, precisamos cotidianamente, limpar nossas lentes, para assim enxergarmos bem, assim não tropeçaremos no caminho, e não nos deixaremos levar por defesas e opiniões parciais, simplistas ou infundadas.

A forma como enxergamos a vida determinará e determina nossas escolhas e decisões, e mais, se as lentes do coração não tiverem limpas, podemos sofrer danos por escolhas erradas e ainda assim culpar os outros, sendo que o precisamos, é limpar as nossas lentes. Há, antes de alguém me dizer que preciso limpar minhas lentes, acabei de limpar essa manhã, e a sua, está limpa?

Rev Sandro Carvalho Rodrigues – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

PARA LER OUTROS ARTIGOS DO AUTOR – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais