Manter os ambientes limpos e organizados para evitar o aparecimento de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões, serpentes, que têm maior incidência em períodos de calor. Foto: Divulgação/SESA

Redação Fatos do Iguaçu com  ANPr

A Secretaria da Saúde do Paraná orienta a manter os ambientes limpos e organizados para evitar o aparecimento de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões, serpentes, que têm maior incidência em períodos de calor. Dados de 2018 indicam que no Paraná aconteceram mais de 18 mil acidentes com algum tipo de animal peçonhento.

Os animais peçonhentos, ou animais venenosos, são facilmente encontrados em ambientes como depósitos de resíduos, espaços com lixo e ambientes com muito entulho. Mas também podem ser encontrados em casas, apartamentos, em frestas, atrás de objetos de decoração, como quadros, dentro de malas, sapatos e até em roupas.

Por isso, manter os ambientes livres de materiais desnecessários, organizar sobras de construção e retirar teias de aranhas são ações que auxiliam na prevenção destes visitantes desagradáveis.

“A picada de um animal peçonhento pode ser bastante séria. Alguns, inclusive, podem se agravar e levar ao óbito. Pensar na prevenção significa organizar a sua residência”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

Ele lembra que a limpeza e organização, além de evitar aranhas, escorpiões e outros destes animais venenosos, também elimina focos do mosquito da dengue. “Ou seja, cuidando bem do entorno, se pode evitar doenças e picadas de animais”, reforça o secretário.

ACIDENTES – No caso de picadas a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. O paciente deve manter a calma, comunicar algum familiar, contar o que aconteceu, coletar ou ter o máximo de informações possíveis das características do animal e, se possível, fazer uma foto.

A Secretaria da Saúde instrui que a ida ao serviço médico deve ser imediata. É fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível, mesmo o paciente não apresentando sintomas. O atendimento pode ser feito nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas).

Os telefones para contato sobre os animais são:
Curitiba – Centro de Controle de Envenenamentos – CCE – 0800 41 0148
Londrina – Centro de Controle de Intoxicações – CCI – (43) 3371-2244
Maringá – Centro de Controle de Intoxicações – CCI – (44) 2101-9127
Cascavel – Centro de Assistência em Toxicologia – CEATOX – 0800 645 1148
Curitiba – Divisão de Zoonoses e Intoxicações – (41) 3330-4470


Para saber aonde há aplicação de antivenenos, consulte a tabela com todos os locais do Paraná clicando AQUI

Compartilhe

Veja mais