Francisco Carlos Caldas

Um assunto que nos preocupa ainda muito é  falta e problemas relacionado a se estabelecer limites e  disciplina.

Finais de ano, é praxe nos recolhermos um tanto em nosso insignificância, para a feitura de faxina nos papelórios, uma espécie de  balanço do ano e da vida, aprofundamento em reflexões, entre outras problemáticas, também sobre alcoolismo, desentendimentos familiares, tragédias como a ocorrida no dia 23/12/21, na BR-277 com uma família de Campo Mourão em que morreram 4; a da PR-459 (Butiazinho)  do dia 24/12/21, que morreram 5 pessoas, sem entrar no mérito  de quem estava errado ou culpado.

Nesse contexto, e com autoestima abalada, por fracasso em alguns projetos políticos, éticos, educacionais e de cidadania, nos dias 26 e 27/12/21, fizemos a releitura do Livro Disciplina – Limite na medida certa, de 2006, da Editora Integrare-SP, do psiquiatra, psicoterapeuta e escritor paulista,  Içami Tiba, que até 2006, já havia escrito 26 livros, feito mais de 3.300 palestras e mais de 75 mil atendimentos.

Pais, famílias, professores, escolas estão tendo muitas dificuldades em estabelecer  limites de forma eficaz, eficiente e efetiva. Mesmo pessoas mais preparadas, estão tendo dificuldades disso, já dá para imaginar a situação dos mais vulneráveis, revoltados, desencantados, desempregados, alcoólatras e usuários de outras drogas  e que por circunstâncias diversas estão com comportamentos nos estilos vegetal e animal, além de psicopatias.

Dirigir alcoolizado não combina com arma nem com volante, e também outras coisas que não vem aqui ao caso, e as pessoas tinham que se conscientizar disso, pois, outras tragédias virão pela frente.

Este gosta de uma cervejinha, de um chopinho, de uma caipirinha, e justamente por gostar que evita ao máximo, para não virar alcoólatra.

Temos que tomar muito cuidado para não criarmos os folgados, pessoas que não tenham garra, perseverança,  poder de luta, capacidade de trabalho, afinal e como dizia Coelho NetoSe uns alcançam o que almejam, não é porque sejam predestinados, mas sim porque forçaram os obstáculos com arrojo e tenacidade.

Há muita falta de inteligência e saúde social, por falta de disciplina, gratidão, religiosidade, ética e cidadania, enfim  e em síntese  falta de educação na sua forma mais ampla.

Segundo Içami Tiba, na página 16 do seu citado Livro acima, quem tem disciplina, comparado a quem não tem, são mais competentes. éticos,  cidadãos progressivos, livre e mais felizes.

Disciplina e educação, foram essenciais na recuperação  de Países como a Alemanha e Japão, nos Pós Segunda  Guerra Mundial.

Hoje pregadores de disciplina, respeito, ordem, organização, controle das coisas,  estabelecedores de limites, combatentes de desperdícios, privilégios, estão a receber rótulos, pechas, de radicais, conservadores, extremistas, fascistas,  anacrônicos, jurássicos, e daí já é um avanço  estar realista esperançoso, no lugar de otimista ou pessimista.

(Francisco Carlos Caldas, advogado, municipalista, cidadão ex-professor de EMC).

CLIQUE AQUI PARA LER OUTROS ARTIGOS

Compartilhe

Veja mais