Atualmente está mais em voga e se tem mais influenciadores. Líderes, estão escassos, e a maioria dos que já exerceram liderança sobre este ser, se foram desta para o andar de cima.
Este tem vários influenciadores. Entre outros, a Drª. Ana Beatriz Barbosa Silva, número 1 (um) – (médica psiquiatra do Rio de Janeiro), Francisco Dellê (agrônomo e empresário rural), Dartagnan da Silva Zanela (professor, domiciliado em Reserva do Iguaçu), Mario Sérgio Cortella (professor e filósofo), Tarcísio de Freitas (Governador de São Paulo), Romeu Zema (Governador de Minas Gerais), Fábio de Melo (padre), Cláudio Duarte (pastor), Leandro Karnal (professor e escritor), Danilo Gentili e o jovens: Marcel van Hatten, Kim Kataguiri, Nikolas Ferreira (Deputados Federais por Rio Grande do Sul-RS. São Paulo-SP e Minas Gerais-MG, respectivamente).
Já em outras matutadas, escrevemos sobre liderança, nas edições de 04/2007, junho/2007, 24/09/2020 e 24/10/2022 do Jornal “Fatos do Iguaçu, com abordagem entre outras coisas, sobre os tipos de liderança que existem (autocrática, liberal e democrática) e as suas principais características, e que líder de verdade é aquele que forma bons participantes, e tudo fica facilitado se tiver carisma, que são raros os que têm.
No aspecto de líderes empresariais, nos vem à mente, Luciano Hang, da Havan, Silvio Santos do Sistema Brasileiro de Televisão-SBT; seu Mathias Leh, da AGRÁRIA e de saudosa memória, José Aroldo Gallassini, este último da COAMO, e há anos presidente dessa Cooperativa. Destes dois últimos já lemos, livros biográficos, e dos seus feitos, grandes legados.
Em Pinhão já tivemos dois grandes líderes políticos: Darci Brolini e José Vitorino Prestes, e não há como não se reconhecer isso e respeitar as suas militâncias, cada um com as suas características e peculiaridades. Em Pinhão, há muitas pessoas boas, homens, mulheres, jovens e adultos competentes e talentosos que precisam se envolver em política e CIDADANIA.
A nível Nacional, hoje temos dois grandes e respeitáveis líderes: Bolsonaro e Lula. Nenhum deles, quase que não tem nada a ver com as características, linha de pensamento e ação que acreditamos e defendemos, mas nas duas últimas eleições presidenciais, nos 2º. turnos, votamos em Bolsonaro.
Líderes e influenciadores históricos, entre outros que respeitamos muito e levamos muito a sério o que disseram e fizeram, foram entre outros: Abraham Lincoln, Churchill, Disraeli, Machado de Assis, Frei Caneca, Tiradentes, D. Pedro II, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Zilda Arns, Nelson Mandela, Martin Luther King, Rui Barbosa, Marechal Cândido Rondon, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Ulysses Guimarães, Chico Xavier, Chico Anísio, Darci Ribeiro, Olavo de Carvalho, José Alencar, Henry Ford, J.F. Kennedy, Rolando Boldrin, Jô Soares.
Um líder da área educacional que envolve polêmica por entre outras coisas ser bem de esquerda, nos desperta curiosidade conhecer melhor sua linha, é Paulo Freire, pernambucano, filósofo, educador e pedagogo que viveu nos aos de 1921 a 1997.
Já quando criança aprendemos a importância de BOAS COMPANHIAS. “O diga-me com quem andas, que dir-te-ei quem és”. E isso também se aplica, em relação a quem sejam os nossos líderes e influenciadores. Quem pensa no bem é conhecido pelas sus virtudes, e pensar bastante judia da gente, muitas vezes nos angustiam, mas é fundamental, vale a pena.
Em Pinhão, estamos sequiosos por ser liderado por alguém, já que como político e cidadão fracassamos em muitas causas de peleias de mais de 4 décadas, e entre ser rabo de baleia e cabeça de sardinha, menos pior esta última situação, pois, você sendo “cabeça”, e não estando com Alzheimer, doença ou algum mal do gênero algum legado fica, nem que seja só no âmbito familiar.
(Francisco Carlos Caldas, advogado, CIDADÃO municipalista).
Clique AQUI – PARA LER OUTROS ARTIGOS
SIGA a página do FATOS DO IGUAÇU no Facebook e concorra a prêmios mensalmente