Rev. Sandro

Mudanças acontecem, mesmo quando não queremos. Por exemplo, você pode planejar uma mudança em relação ao trabalho ou até mesmo em relação a mudar de lugar, ou de casa, mas neste processo, sempre haverão mudanças que surgem, sem que você esteja preparado. A pandemia que o diga, as mudanças que muitos projetaram para 2020 e até mesmo 2021, sofreram mudanças. Devemos tomar muito cuidado em relação aos projetos e mudanças que almejamos, para não tornar eles um fim em si mesmos ao ponto de se transformarem numa espécie de deus.

Dentro disso ainda, devemos tomar cuidado para não confundir resiliência com teimosia ou orgulho. Não quero dizer com isso, que diante de contextos adversos você precisa esquecer os planos, deixar tudo para lá.  Pelo contrário, devemos ter o discernimento ou sabedoria, para saber o momento de parar, ou ainda, avaliar e fazer mudanças dentro dos projetos de mudanças.

Parece confuso, mas é muito prático, no decorrer da caminhada da vida, precisamos estar atentos aos sinais, há processos que acontecem, no dia a dia, que não esperávamos, mas que precisamos continuar a caminhada, aprendendo, convivendo, com demandas que alteram nossos passos. O problema é quando ficamos lamentando o que não deu certo, “há se não fosse essa pandemia”, “quando isso vai acabar para minha vida voltar ao normal? ” Ok, podem aparecer esses questionamentos, mas não podemos ficar presos a eles, se escondendo da tempestade, esperando ela terminar, para só então tomar um novo rumo ou retomar as coisas.

Nas mudanças que a pandemia trouxe, nas mudanças que as perdas trouxeram para muitos, nas mudanças que a dinâmica da vida sofreu neste novo normal, o tempo não parou, as contas não pausaram, o aprendizado também não. Há inúmeras lições em todas as mudanças, mas a grande lição em tudo isso é que seja com mudanças que planejamos ou aquelas que não planejamos, é tempo de continuar a caminhada com todas as suas dificuldades, esperando sim um amanhã melhor e dando passos firmes e prudentes agora, para chegarmos mais fortes, mais maduros lá na frente.

Em suma, diante de tudo o que você quer realizar e sonha mudar, diante das mudanças que virão a frente, aprenda a entregar tudo diante do Eterno Deus, para que Ele aquiete seu coração, te dê força e sabedoria para reagir e agir no momento certo, para parar onde precisa parar, para aceitar mudanças que vieram para ficar e estar disposto a mudar aquilo que de fato precisa mudar.

Como diz a Escritura Sagrada: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e  negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo”. Tiago 4:13-15.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

PARA LER OUTROS ARTIGOS – CLIQUE AQUI

Compartilhe

Veja mais