Na  primeira sessão ordinária de 2022 no dia 21 de fevereiro a  Câmara Municipal de Vereadores de Pinhão/Pr contou com a presença da secretária municipal de Administração, Juliana Tesseroli, que em nome do prefeito José Vitorino Prestes, PSB,  usou a tribuna para desejar um

Vilma Ferreira Kitcky, presidente da Acomup , também representando as associações APAAP e a APASP, solicitou o apoio dos vereadores devido à pressão do Executivo para que a Acomup devolva o terreno que está a sede da associação.

Difícil saber quem é quem

Nessa sessão  apenas três vereadores não usaram a tribuna. Dos que usaram a tribuna, os que são da base do governo, fizeram o seu papel, elogiaram a administração e tentaram explicar o porquê das estradas estarem ruins e as obras que não foram concluídas ou realizadas.

Entre os da oposição, um vereador se mostrou muito afinado com o Executivo, elogiou tanto a administração que deixou margem para a pergunta: será que é mesmo da oposição?

Outro vereador  que andava estremecido com o executivo voltou com uma fala mais amena, elogiou o trabalho de três secretarias e ao falar de uma situação no setor das obras foi bem ameno no seu discurso.

Falta de diálogo e perseguição

Alguns vereadores da oposição  destacaram  que o executivo não tem se mostrado aberto ao diálogo e tem perseguido pessoas e entidades, “Esse governo é muito perseguidor, ele precisa se lembrar que quem se elege passa a ser funcionário do povo, é preciso pensar no povo, porque eleição de novo só em 2024”, falou o vereador Luiz Hamilton, PT.

A vereadora Luzyanna Rocha Tavares, PSD, foi enfática, “Esse governo é perseguidor e quando uma entidade tem na diretoria alguém que não o agrada, ele ignora e persegue. Como a nova diretoria do Comder não lhe agradou, até hoje não emitiu o decreto nomeando a diretoria”.

Se não agilizar vai fazer pouco

O presidente do legislativo, Israel Oliveira Santos, PT, reforçou a importância do diálogo e lembrou que o governo precisa agilizar as licitações para as obras que serão feitas com o empréstimo de R$ 11 milhões, “O executivo precisa se agilizar, com os preços subindo como estão, o município pode acabar ficando com a dívida e fazendo muito pouco do que é preciso e foi previsto”.

Velhos hábitos continuam

Em se falando em uso da tribuna, os vereadores continuam com o velho hábito de pedir mais tempo, o tempo dado foi 5 minutos, teve vereador que pediu mais um minuto para encerrar por três vezes.

Os vereadores Vinicius Dartanhã Teleski de Oliveira, Podemos, Pedro André Lupepsa, PSD, e Alexandro Camargo, PP, respeitaram os 5 minutos, conseguiram  abordar vários temas.

Projeto do Tombamento

Foi lido na sessão o anteprojeto de lei que vai tratar sobre a preservação do patrimônio histórico, cultural, natural e ambiental do município, cria o Conselho e o Fundo de proteção do patrimônio cultural, natural e ambiental. Essa lei vai regulamentar o processo de tombamento do Jardim Botânico.

Também foram lidos o anteprojeto de lei que altera a nomenclatura das secretarias e redistribui atribuições e o que faz a doação de um terreno para a Secretaria Estadual de Educação do Paraná para ampliação da Escola Estadual Santo Antonio.

 

Compartilhe

Veja mais