legislativo de pinhão
Nara Coelho
POR NARA COELHO

Na noite de segunda-feira, 15 de fevereiro, a legislatura de 2021/2024 da Câmara Municipal do município de Pinhão-Pr, realizou a primeira sessão do ano.

E nesse ano traz a novidade de ter as sessões com tradução simultânea para Libras, a Língua de Sinais, resultado de um projeto de Lei proposto pela ex-vereadora Leticia Martins do Avante, tendo como intérprete  a professora Martha Loureiro Gomes.

Clima

É perceptível o clima de cordialidade entre os 13 vereadores, a união pelo bem do município ainda é o tema usado  por eles nos discursos de posse. “A eleição passou, vamos todos trabalhar agora pelo municipio” foi a frase mais ouvida.

Os grupos

Observa-se que um dos grupos que se formaram para a eleição da mesa diretora está se firmando, o vereador Jerson Costa Antunes, Avante,  está junto com os vereadores do PSD, pelos posicionamentos e relatos na tribuna, percebe-se que estão se afinando cada vez mais.

O vereador Vinicius Dartanha Terleski de Oliveira, PODE, também compõe esse grupo, mas não o sentimos tão afinado com o grupo.

Por sua vez, o vereador do PT, Luiz Hamilton Kitcki, se mostrou bem familiarizado e bem próximo do grupo, dando a impressão que está seguindo caminho diferente dos outros dois vereadores do PT que compuseram um grupo com os vereadores da situação.

O vereador Jean Dellê, MDB, que por já ter uma relação próxima aos vereadores do PT e ter ficado na mesa diretora, não pareceu tão integrado assim ao grupo.

A Chefe de Gabinete

Como já é tradição, o vereador Israel de Oliveira Santos, PT, presidente do legislativo, convidou o prefeito José Vitorino Prestes, PSB para participar da primeira sessão do ano e fazer uso da tribuna.

Como já esperado, pois o prefeito José Vitorino, não tem o hábito de fazer pronunciamentos público, não foi e mandou como sua representante a chefe de Gabinete, Solange Aparecida Santos Adronski.

Solange declarou estar trazendo em nome do prefeito o compromisso de realizar uma administração com muita leveza, seriedade, pautada no respeito entre executivo e legislativo para realizar um trabalho em prol da população.

A chefe de Gabinete disse que manterão o que foi construído e foi bom e estão prontos para melhorar ou mudar o que for necessário.

“Como uma gestão não se faz sozinho, trago, em nome do prefeito, dos secretários e da equipe do executivo, que todas as portas das secretarias estão abertas para os senhores vereadores e vereadora e para toda a população”.

A Tribuna

Dos 13 vereadores, quatro vereadores não usaram a tribuna, Samoel Ribeiro, PSB, Edson Adrian Pereira, PSB, Pedro Andre Lupepsa, PSD e o presidente Israel.

De modo amistoso, os reeleitos deram as boas-vindas aos iniciantes e falaram que as eleições passaram, agora a proposta é unir esforços para atender a população.

Estiveram Trabalhando

O que ficou evidenciado na tribuna é que no dia 15 aconteceu a primeira sessão do legislativo pinhãoense, contudo, os vereadores estiveram trabalhando bastante, foi o que demonstrou vários relatos dos vereadores que fizeram uso da tribuna.

O que ficou marcante nos relatos é que os mais experientes já foram até Curitiba e já foram visitar as secretarias, enquanto os novos fizeram visitas e conversar com a população, foram mais para as bases. O ponto em comum entre eles é que todos já procuraram os deputados que representam tanto a nível estadual como federal em busca de apoio para temas relevantes como segurança pública, desmonte de Faxinal do Céu, entre outros.

 Velhos Hábitos

O que ficou visível é que os vereadores que sempre tiveram o hábito de ultrapassar o tempo, mantiveram o costume. O tempo dado para uso da tribuna foi generoso, 7 minutos, com direito a mais 2 para concluir, pois bem, teve vereador que usou os 9 minutos e pediu mais um minutinho mais duas vezes.

Os “apartes”

Outro hábito, o de pedir “aparte”, que é a permissão que um vereador solicita ao vereador que está na tribuna para fazer um comentário sobre o tema que este está abordando na tribuna, a ideia é permitir que o vereador solicitante do aparte faça uma pequena contribuição de relevância ao tema abordado.

O detalhe são os vereadores que tem o hábito de pedir “aparte” pois pede para todos que tem uma maior proximidade e discorre sobre o tema, às vezes fala mais do assunto que o próprio vereador que está na tribuna.

Pauta do Dia

Na pauta do dia da primeira sessão havia apenas 10 indicações, conforme o presidente da Casa, o vereador Israel explicou, elas foram lidas e apenas o vereador proponente fez um esclarecimento oral sobre a indicação, em seguida foram colocadas em votação.

Procuradoria da Mulher

durante a primeira sessão do legislativo de Pinhão foram empossadas as Procuradoras da Procuradoria da Mulher
vereadora Luzyanna Rocha Tavares, presidente do legislativo Israel de Oliveira Santos e a funcionária Adriane de Fátima Machado | Foto: Nara Coelho

A vereadora Luzyanna Rocha Tavares, do PSD, foi empossada como a Procuradora da Procuradoria da Mulher e como procuradora adjunta foi empossada a funcionária Adriane de Fátima Machado.

A vereadora repassou que estarão em breve realizando várias atividades e solicitou o apoio das demais mulheres  que atuam na Câmara  de Vereadores, sejam como funcionárias ou assessoras e dos demais vereadores.

Comissões

Nessa primeira sessão são formadas as comissões que analisam os projetos de lei que entram na Câmara de Vereadores para serem votados, as comissões devem ser compostas com paridade entre os partidos, veja como ficou a formação das comissões:

 Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final:

Edson Adrian Pereira PSB,

Vinicius Dartanha Terleski de Oliveira, PODE

Luiz Hamilton Kitcki, PT

Comissão de Fiscalização, Finanças e Orçamento:

Elias Prestes – PP

Jerson da Costa Antunes – Avante

Luzyanna Rocha Tavares – PSD

Comissão de Educação, Saúde e Assistência

Jean Henrique Costa Dellê – MDB

Pedro Andre Lupepsa – PSD

Samoel Ribeiro – PSB


Comissão de Obras e Serviços Públicos

Alexandro Caldas Camargo – PP

Aroldo Antunes Domingues – Cidadania

Edson Francisconi de Oliveira – PT

CLIQUE AQUI e assista as falas dos vereadores que usaram a Tribuna

Compartilhe

Veja mais