Rev. Sandro

Esta semana a organização mundial da saúde, colocou o Coronavírus como uma Pandemia. O que antes era algo distante de nós, a cada semana, novos casos são confirmados no Brasil, sem falar daqueles que estão aguardando um diagnóstico.

Precisamos orar, pois esse novo vírus tem feito vítimas pelo mundo. Não podemos ignorar a ameaça deste vírus, ao mesmo tempo que não podemos nos desesperar diante dessa realidade. O que todos os noticiários mostram é que um simples gesto, colabora e muito para que esse vírus não se espalhe ainda mais, lavar as mãos.

O grande problema é que as pessoas ignoram as coisas mais óbvias. Veja a questão da H1N1, os mesmos alertas foram feitos, e dentre esses alertas havia o simples gesto, lavar as mãos. Outra questão séria que assola nosso país, inclusive nosso Estado é a dengue, e o combate a essa doença que tem vitimado tantas pessoas começa com algo muito simples, não deixar água parada nos vasos, limpar o quintal, estar atento as calhas e outros. Percebe que a proteção começa com gestos simples, gestos esses que são ignorados por parte da população, trazendo assim danos não somente a si mesmos, mas aos outros.

O grande problema é que muitos não querem fazer nem o simples, são desleixados com ações óbvias. Isso parece ser uma questão cultural, ignorar regras básicas, não pensando em si e muito menos nos outros. Muitos daqueles que ignoram o óbvio ficam cobrando ações mais precisas das autoridades e tudo mais, mas não fazem a sua parte, é a famosa regra burra “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Quantos ignoram tratamentos simples, não estão nem aí para as vacinas (veja a questão do sarampo), deixam de tomar remédio por conta própria, e outros mais, demonstrando assim uma atitude leviana consigo mesmas. Fica difícil combater grandes mazelas, se as coisas mais simples são ignoradas. Isso vale para todas as esferas da vida. Faz-se necessário lembrar o óbvio, pois infelizmente é justamente do óbvio que as pessoas se esquecem, e é justamente o óbvio que as pessoas ignoram.

Não quero ser simplista, considerando que tudo se combate com um simples lavar as mãos, mas saiba que esse pequeno gesto protege você e os outros. Não é a cura para tudo, não se evita tudo com isso – mas se não fazemos o óbvio, vamos ter muita dificuldade para lidar com coisas mais complicadas. Que Deus derrame graça sobre nossa nação, sobre essa situação complicada, e que Deus fortaleça a consciência de cada um para fazer a parte que lhe cabe.

Que antes de cobrarmos do outro, vamos olhar para nós mesmos, se estamos fazendo ou não a nossa parte. Enfim – lave as mãos, isso é não somente um começo, mas uma proteção. Cuide de seu quintal. Se está com alguma enfermidade, seja prudente e sensato. Se visitar alguém doente – lave as mãos antes e depois. Deus abençoe a todos nós, e falando nisso, vou ali lavar as mãos.

Rev Sandro – pastor da Igreja Presbiteriana de Pinhão

Compartilhe

Veja mais