Mais de 100 mulheres conversaram sobre prevenção contra o câncer de mama e cuidados com a saúde com diversos profissionais

Reserva do Iguaçu – Mais de cem mulheres aceitaram o convite da Secretaria de Saúde de Reserva do Iguaçu e lotaram o plenário da Câmara de Vereadores para o Lançamento do Outubro Rosa durante a tarde de terça-feira, 03 de outubro.

O secretário de saúde, ao falar para as mulheres, lembrou da importância da prevenção e da importância do se cuidar. “Só quem de fato pode cuidar de vocês, mulheres, são vocês mesmas e o melhor tratamento para qualquer doença é a prevenção”.

As atividades da tarde do lançamento do Outubro Rosa foram comandadas pela enfermeira Kellen Viviane Marques Siqueira, que contou que a enfermeira de Foz do Jordão, Simone Acorsi, que falou para as participantes sobre os cuidados com o corpo e as formas de prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Já a acadêmica de psicologia, Sandrieli de Souza, realizou uma Dinâmica Motivacional e a fisioterapeuta Edna Pessoa também desenvolveu algumas atividades com as mulheres no sentido de se cuidarem e de se protegerem contra as doenças.

Mas a tarde teve também música e algumas apresentações do projeto social Luz e Arte do município, e foi oferecido pela Cresol um delicioso café da tarde.

A secretária de Educação, Rosilda, participou do lançamento e representava o prefeito Sebastião Campos,(PMDB) que por motivos administrativos não pôde comparecer.

Durante todo o mês de outubro, nas quintas e sextas-feiras, será realizado o exame preventivo na Clinica da Mulher. Para as mulheres acima de 50 anos,   de segunda a sexta-feira a mamografia.

A enfermeira Keller ressaltou que as mulheres que trabalham e não podem durante o dia ir a Clinica da Mulher, poderão fazer o preventivo a noite, mas é preciso que ele seja agendado, “Estamos oferecendo as mulheres que trabalham um horário diferenciado, para que elas não deixem de fazer o preventivo, mas esse horário a noite só acontecerá com prévio agendamento”, explicou a enfermeira.

No correr do mês, a secretaria de saúde estará utilizando as redes sociais, para repassar, cuidados com o corpo e saúde para as mulheres e dicas de prevenção contra o câncer de mama.

Compartilhe

Veja mais