Laboratório Lacen não confirma

Mas há em Pinhão uma infestação do mosquito Aedes aegypti

Por Nara Coelho

Coordenador da epidemiologia do municipio de Pinhão/PR, José Renan Souza da Silva, informou ao Fatos do Iguaçu que o resultado da amostra de sangue da jovem Maria Vitoria de 16 anos que apresentou um quadro viral com vários sintomas similares aos provocados pelo Zika, enviada ao laboratório Lacen, que é o oficial do Estado, deu negativo.

Ele também informou que o laboratório Mestre de Guarapuava realizou novo exame na paciente e que nesse, como do Lacen, deu leptospirose.

Todo cuidado é pouco

Renan pede à população que tome todo cuidado porque o municipio está infestado do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a Zika e a Chikungunya, além da febre amarela.

 Pelo índice Investigação Infestação Predial, IIP, que tem a escala de 0 a 10, Pinhão está com um índice de 0,3 “Pinhão está infestado do mosquito Aedes aegypti, vamos comparar: Pinhão, com 32 mil habitantes, está com índice de 0.3, já Guarapuava que tem uma população de mais de 200 mil habitantes está com, 0.2, precisamos cuidar para reduzir esse índice porque no momento nossos mosquitos não contem o virus das doenças, mas a situação pode mudar a qualquer momento se as pessoas não se cuidarem”.

Importante verificar sempre

Renan lembra que o mosquito só precisa de uma pequenina quantidade de água para colocar as larvas, assim é preciso sempre estar olhando se não há locais nas residências que estão juntando água, seja em vasos de flores, tampas de refrigerantes que estão jogadas pelos pátios, sacolas plásticas.

Compartilhe

Veja mais