Eleições 2020

O Tribunal Eleitoral Superior (TSE), buscando cada vez mais agilizar e dar segurança ao  eleitor do sigilo do  voto e evitar fraudes na hora da votação, vem gradualmente implantando a votação Biométrica e espera nas eleições de 2018 estar com cem por cento dos eleitores votando dessa forma.

A votação por biometria é a utilização de uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível.

Para os municípios de Pinhão e Reserva do Iguaçu ainda não foi marcado o prazo para que os eleitores se apresentem ao Fórum Eleitoral para cadastrar seus dados digitais, contudo, como explicou a técnica judiciária, Rachel Matos Walter, as pessoas que estão fazendo o título eleitoral novo, segunda via ou transferindo, já estão recebendo o titulo para a votação biométrica, Esclarecemos que ainda não foi estipulado pelo TSE o prazo para os eleitores de Pinhão realizarem o cadastro biométrico, mas a biometria pode ser feita espontaneamente, quem desejar fazer deve se dirigir ao Fórum eleitoral portando os documentos necessários.”

Os documentos necessários são para títulos novos RG, CPF e comprovante de residência em seu nome ou dos pais. No caso do comprovante de residência estar no nome do cônjuge, deverá apresentar certidão de casamento. Para quem não mora em residência própria e não tem comprovante de endereço, deve primeiro retirar uma declaração no Fórum para que o proprietário do imóvel confirme que o eleitor reside naquele endereço. No caso  de transferência, o  eleitor deve levar também o  titulo eleitoral.

 REGULARIZAÇÃO ELEITORAL

Terminou dia 02 de maio, o prazo para os eleitores que não votaram nas últimas três eleições e não justificaram no dia sua ausência na sua zona eleitoral regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral.

Segundo a técnica judiciária Rachel, houve pouca procura para a regularização “Caso haja interessados que não puderam comparecer no prazo estipulado, solicitamos que se dirijam até o Fórum para não ter o título cancelado”.

O Fórum Eleitoral de Pinhão está localizado na Rua Expedicionário Amarilio Lima, s/n – Vila Caldas e o horário de atendimento é das 12 às 19 horas de segunda a sexta-feira.

Compartilhe

Veja mais